segunda-feira, 26 de agosto de 2019

10 decisões que vão sabotar sua carreira em TI (sem que você perceba)

10 decisões que vão sabotar sua carreira em TI (sem que você perceba)
10 decisões que vão sabotar sua carreira em TI (sem que você perceba)
O cenário tecnológico inconstante pode dificultar o planejamento da carreira em TI. Afinal, em uma década o advento de smartphones, redes sociais e tecnologias emergentes - como a inteligência artificial - revolucionaram não só mercados como aceleraram a queda de muitos negócios. Neste universo, aprender novas habilidades tecnológicas é mandatório e, claro, fazer networking nunca fez mal a ninguém.

Mas e as formas acidentais que poderiam colocar sua carreira por água abaixo? Perigos ocultos - assassinos silenciosos da carreira? Algumas armadilhas podem não ser tão óbvias.

Para descobrir maneiras notáveis ​​pelas quais as pessoas acabam prejudicando suas perspectivas, conversamos com vários profissionais de TI, recrutadores e desenvolvedores sobre como construir uma carreira à prova de balas e evitar armadilhas menos conhecidas. Leia abaixo.

1. Pular de empresa em empresa

Não há nada como uma situação de trabalho realmente horrível para colocar seu caminho em foco. A questão é se você melhoraria sua carreira mudando de emprego - ou apenas apertando o botão de ejeção.

"Como você lida com a injustiça e falta de apreço vai moldar a sua tenacidade para seguir em frente", diz Paul Chapman, CIO da Box. “É fácil dispensar ou presumir que o copo está meio vazio. E muitas vezes eu vejo pessoas querendo sair de uma empresa porque estão fugindo, em vez de correr em direção a algo - qualquer um pode fugir ”.

Quando seu trabalho está pior, recue, avalie o que aconteceu - e jogue fora o que fazer da próxima vez, diz Chapman. "Você deve aprender mais com as experiências negativas do que com as positivas".

2. Ceder à pressão

De acordo com Arti Venkatesh, diretor sênior de gerenciamento de novos produtos da Sungard AS, mostrar a resistência mental é fundamental - apertar rapidamente o botão de pânico pode ser uma bandeira vermelha na carreira de TI. "É uma maneira fácil de ser demitido", diz Venkatesh. "Assim que você mostra uma pitada de instabilidade emocional, as pessoas vão questionar se você é confiável e capaz de mantê-lo unido quando for preciso."

3. Perder oportunidades

Steve Cooper, cofundador da Excella Consulting, frequentemente vê o que ele chama de "leme demais e vela insuficiente" - em outras palavras, não consegue mudar quando uma boa abertura aparece.

Ele conta a história de um novo contratado que se queixou, quase imediatamente, de receber três funcionários juniores para administrar. Segundo Cooper, ele ficou preocupado por não ter tempo para desenvolver suas habilidades tecnológicas.

“A oportunidade de supervisionar três novos tecnólogos e orientar suas carreiras é uma oportunidade que não vem em outros campos há anos”, diz Cooper. “E se aprender uma nova língua é valioso, imagine quão valiosa é a liderança da equipe de aprendizado. Seu controle sobre o leme de habilidades tecnológicas era tão forte que ele não reconheceu o incrível poder da liderança que estava pronta para estourar sua carreira em uma direção totalmente nova e ainda mais valiosa”.

Eventualmente, diz Cooper, ele viu os benefícios de mudar de direção: "Ele agora é um líder de equipe de tecnologia de 23 anos de idade em uma importante iniciativa de desenvolvimento de software".

4. Ignorar eventos sociais

O happy hour depois do trabalho ou a celebração do escritório podem não estar onde você está. Mas à medida que sua carreira amadurece, talvez você precise fazer as rondas pelo devez em quando.

“Nem todo mundo adora encontros sociais no escritório, e tudo bem”, diz Venkatesh, “mas quanto mais alta for a escada profissional, mais você será esperado para pelo menos aparecer em alguns. Em muitas empresas, ignorar esses eventos pode sinalizar que você não está interessado em construir relacionamentos com colegas e pode até mesmo prejudicar sua carreira. ”

Também pode haver benefícios ocultos para sair com os colegas. "O negócio é um esporte de equipe", diz Mike Grandinetti, CMO e CSO da Reduxio, empresa de gerenciamento de dados de TI. “Fazer parte de uma rede valiosa e confiável de profissionais talentosos e com a mesma opinião é a melhor maneira de obter acesso a novas oportunidades profissionais.”

5. Não saber o seu valor

Você está no seu emprego de TI há mais de cinco anos? Nesse caso, você provavelmente não receberá a compensação que merece, diz David Collins, gerente de uma filial de TI da Addison Group.

"Profissionais de TI estão em alta demanda - é um mercado de candidatos por aí", diz Collins. “E você deve saber que é muito mais fácil para os empregadores manter um funcionário atual em vez de contratar e treinar um novo. Seja educado sobre os salários atuais para sua posição no mercado e como os concorrentes diretos estão compensando os funcionários.”

6. Não entender o negócio

Profissionais de TI dizem que os profissionais do setor de tecnologia prejudicam suas carreiras ao não aprenderem os princípios básicos dos negócios para os quais trabalham.

"É fundamental entender como o que você faz no dia-a-dia afeta toda a [empresa]", diz Matt Eventoff, que ensina habilidades de comunicação na Princeton Public Speaking. “Como isso promove os objetivos da empresa? Como o negócio real funciona e como o que você, ou o que sua equipe faz, afeta isso? ”

7. Esquecendo quem está escrevendo os cheques

Outra armadilha tecnológica relacionada aos negócios: falta de foco no cliente. E, em alguns casos, o cliente pode não ser quem você acha que é.

“Todo trabalho de TI tem um stakeholder de negócios patrocinando isso”, diz Cooper. “No entanto, muitas vezes, os profissionais de TI negligenciam o cultivo de seu relacionamento com esse analista de cheques, que provavelmente trabalha em um prédio diferente, em uma divisão diferente ou até mesmo em um hemisfério diferente. Se você conseguir que a empresa valorize você - ou mesmo o conheça - além de ser uma estrela na divisão de tecnologia, você está indo rapidamente para lugares. ”

8. Falta de habilidades interpessoais

O provedor de software de recrutamento iCIMS divulgou recentemente um relatório sobre soft skills que pesquisou 400 recursos humanos e recrutamento de profissionais. Aquelas empresas que passaram a valorizar mais as soft skills do que as "hard skills" subiram 18%.

"Como chefe, eu estimaria que 90% dos nossos problemas de desempenho envolvem fraquezas interpessoais, e a maioria deles não é um déficit de capacidade", diz Cooper da Excella. "É simplesmente que o funcionário não percebe o efeito que está tendo em seus colegas de equipe ou interessados ​​- apesar de ouvir esse feedback de várias formas. O verdadeiro valor de um profissional de TI é uma combinação poderosa e letal de conhecimento profundo em tecnologia e capacidade humana de sentir e articular o impacto da solução que está sendo criada. Quando um empregador reconhece essa combinação em um indivíduo, ela o recompensará generosamente”.

9. Não adaptar

Steven Boyd, programador de mainframe da empresa de serviços de TI híbrida Ensono, diz que a disposição para mudar pode fazer ou quebrar uma equipe.

"O ambiente pode ser estressante e ninguém quer trabalhar com alguém que não entende a importância da camaradagem e do crescimento", diz Boyd. “A tecnologia está em constante mudança e, embora as habilidades técnicas sejam valiosas, as habilidades sociais são muito mais notáveis ​​para as empresas a longo prazo. A tecnologia cresce com o tempo, porque uma grande parte da tecnologia é adaptabilidade. Estas não são habilidades bloqueadas para ser um programador ou profissional de TI, mas são essenciais para a carreira de um técnico.”

10. Buscando pós-graduação sem foco

Questionado sobre o valor da educação pós-graduação, quase todos os profissionais de TI entrevistados disseram a mesma coisa: não vale a pena, a menos que você tenha certeza absoluta do motivo e do retorno do investimento.

"Se você está apenas buscando pós-graduação para aumentar o potencial de ganhos, faça algumas pesquisas para confirmar que isso se concretizará", diz Josh Collins, ex-gerente sênior de tecnologia do Bank of America e agora arquiteto de tecnologia da Janeiro Digital. “Muitos empregadores e indústrias valorizam a experiência sobre a educação. Tenha uma boa ideia disso antes de investir. ”




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