quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Como fazer uma tese de doutorado na área de TI?

 

Fonte: Unsplash.com


Assim como muitos outros cursos de doutorado, os da área da Tecnologia de Informação precisam finalizar o curso com uma tese que conta como nota para finalizar o curso com sucesso. Esse trabalho precisa ser feito de forma simples e que vai garantir que você demonstre todos os conhecimentos que você possui sobre o tema e como você se destaca em relação a outros profissionais da área. 


O que é uma tese de doutorado?

Muito parecido com o TCC, a tese de doutorado é feita de acordo com o conhecimento que o estudante possui e quais os temas que podem ser feitos. 


Assim podemos definir a tese como um documento que relata os resultados de um experimento ou expõe um estudo científico sobre um tema específico e claramente definido. Ele é produzido a partir de pesquisas originais e representa uma valiosa contribuição para a área em questão. Esse trabalho é realizado sob a supervisão de um orientador com doutorado e tem como objetivo principal a obtenção do grau de doutor ou equivalente. 


Uma dissertação pode ser definida como um meio de descrever minuciosamente a pesquisa realizada, fornecendo uma análise aprofundada dos resultados obtidos, além de apresentar uma sólida fundamentação teórica e metodológica. Esse escrito acadêmico demonstra domínio do conhecimento na área estudada.


Quais os temas para dissertação de TI

Fonte: Unplash.com


Existem muitos temas de dissertação para a área de Tecnologia de Informação, eles são muito extensos e podem ser colocados de forma mais simples e que precisam ser considerados. 


Abaixo nós trouxemos alguns temas que podem ser considerados no momento de você fazer a sua dissertação e que podem ser relevantes para a sua dissertação:


  • Classificação entre redes neurais convolucionais;

  • Como um playlist pode ser considerada com os sistemas de recomendação de filtragem colaborativa;

  • Como que o ambiente de ensino de software pode facilitar o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes;

  • AI e auxílio na verificação de carros e trânsito;

  • Como que a contabilização de custos em desenvolvimento de pequenas empresas pode facilitar a tecnologia da informação;

  • UFOQX: Como desenvolver um jogo para plataformas android;

  • Como as ferramentas de comunicabilidade pode afetar um ambiente hospitalar;

  • Como as redes de integração de sensores e rede em nuvem podem afetar a metodologia; 

  • Desenvolvimento de softwares e impacto nas comunidades mais simples; 

  • Como avaliar a usabilidade de e-commerce de forma mais sintética.


Esses temas podem ser considerados de acordo com o que está sendo estudado na sua área de ensino e assim levar em consideração quais os temas que podem ser considerados de forma mais efetiva.


Curso de tese na área de TI?

Existem alguns cursos que podem ser considerados no momento de fazer a sua dissertação, cursos que podem facilitar esse processo de dissertação. Existem alguns profissionais que podem te ajudar nesse processo e que podem facilitar a vida de alguns estudantes que podem ter um pouco menos de tempo no dia a dia e que irão levar em consideração as necessidades que o estudante tem.

 


Diferença entre mestrado e doutorado?


É possível entender que existe algumas diferenças entre o mestrado e o doutorado. O mestrado pode ser considerado como uma dissertação, para o trabalho final, ele é um trabalho que é feito como uma reflexão e análise do tema. Eles podem ser considerados como um processo interessante e que são legais. 


Porém em um doutorado, o trabalho de conclusão é chamado de tese, essas pesquisas são feitas de acordo com uma inovação na área, eles podem ser feitos de acordo com os estudos e que é feito com o avanço da ciência e que qualifica o processo e que pode ser feito de acordo com o processo.


Como finalizar o trabalho de tese?

Para pode finalizar o seu trabalho de tese é legal que o processo é colocado e que isso pode ser facilitado e quais os pontos a serem abordados. 


Assim ao finalizar o seu trabalho de tese é legal ter em mente como que as demais teses são montadas, quais os aspectos que precisam se considerados e como que eles fazem sentido no seu trabalho em especial. A tese possui caracteristicas muito fortes e que devem ser feitas por profissionais que tem a ambição de obter carreiras grandes e que estejam dispostos a ficar um tempão fazendo esse trabalho. 






> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: