domingo, 1 de setembro de 2019

Justiça proíbe empresas de demitirem por 90 dias no setor de TI em SP.

Justiça proíbe empresas de demitirem por 90 dias no setor de TI em SP.
Justiça proíbe empresas de demitirem por 90 dias no setor de TI em SP.
O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) decidiu em julgamento realizado na última quarta-feira (28) que nenhum trabalhador do setor de tecnologia da informação poderá ser demitido pelo prazo de 90 dias em todo o estado de São Paulo. O resultado das negociações desagradou empregadores.

Além disso, o Judiciário determinou a aplicação de 3,43% de reajuste sobre salários e demais benefícios, em percentual retroativo a 1º de janeiro.

Para o Sindpd (sindicato dos trabalhadores da área), que comemorou o resultado, a decisão foi tomada como forma de punição pelo caso ter sido levado à Justiça, já que, desde o início do ano, não há acordo com os patrões.

Por outro lado, os empresários lamentaram o resultado. O presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados de SP, Luigi Nesse, afirmou ao jornal que concorda com o reajuste concedido, mas é contrário à proibição de demissão.

"Não achamos correto a decisão de conceder essa estabilidade. Nossas empresas trabalham sob o regime de contratos e têm o direito de se planejarem", disse. “Diante do cenário de crise e das precarizações trazidas pela última reforma trabalhista, avaliamos que tivemos uma vitória ao garantir, por mais um ano, todas as conquistas alcançadas até aqui", declarou Neto.

A decisão judicial não proíbe o empregador de demitir, na prática, mas, caso haja demissão, o profissional dispensado terá o direito de receber os salários como se tivesse trabalhado até 28 de novembro de 2019. Há ainda o direito ao aviso-prévio. "Garantimos até dezembro os ganhos dos trabalhadores da nossa categoria", explicou o presidente do Sindpd.

Ao todo, foram realizadas cinco rodadas de negociações, uma por semana, de janeiro a fevereiro de 2019.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: