quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

6 coisas para se tornar um programador e desenvolvedor melhor ainda

6 coisas para se tornar um programador e desenvolvedor melhor ainda
6 coisas para se tornar um programador e desenvolvedor melhor ainda
Autor: Jone Arce Franco 
Desenvolvedor Mobile de Android e IOS
Fundador da empresa JAF.Apps  

1- Compre Livros

Não viva somente de vídeos do Youtube ou de diferentes tipos de cursos, sejam eles na forma presencial ou online. Um conselho muito importante que recebi de um professor de programação na universidade e que guardo até hoje foi “Sempre tenha livros de programação em casa”,  e esse conselho realmente me forneceu e ainda fornece muito mais conhecimento e aprendizado, e tenho certeza que se você almeja ser um grande programador terá que seguir esse mesmo conselho, pois através de livros você consegue um conteúdo muito mais esclarecedor. Não importa se você pensa que já sabe sobre um determinado conteúdo, adquira livros e leia a vontade e não deixe nunca de grifar e fazer anotações no próprio livro.

2- Busque Praticar Coisas Novas Sempre

O segundo passo é praticar aquilo que você leu em livros, ouviu ou viu em cursos. Nos dias atuais nenhum profissional nasce sabendo, todos começam do zero, e só conseguem aprender quando colocam a mão na massa e no nosso caso, quando colocamos as mãos nos teclados. E esse praticar não deve estar somente relacionado com coisas que você já sabe na qual já está até fadigado e faz de olhos fechados, mas sim de coisas novas e diferentes que você deve estar ciente que tem que buscar conhecer.

3- Confie Mais no seu Potencial

Nunca queira ser igual a outro programador, desenvolvedor ou algo relacionado. A partir do momento que você pensa em chegar no mesmo nível que essa pessoa, o máximo que você irá chegar é no mesmo nível dela, e sem perceber você mesmo estabelecerá um limite, um topo, muito raso para você. Evite dizer que você quer ser igual a um programador famoso ou igual aos grandes ícones da tecnologia como Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg. 

Tenho certeza que Steve Jobs nunca pensou em ser igual ao Bill Gates e Bill Gates também nunca pensou em ser igual ao Steve Jobs, eles não tinham um limite para chegar, por isso chegaram no patamar deles. Muitas pessoas fracassam porque se espelham em alguém e querem ser igual a ela. Se espelhar em alguém não quer dizer que você deva querer ser igual a essa pessoa ou querer chegar no mesmo nível dela.

Nunca vou me esquecer de algo que ouvi um dia:

"Se você acredita em você e almeja comprar uma moto e se esforça e trabalha duro para isso, você pode conseguir a tão sonhada moto ou fracassar e acabar conseguindo no máximo uma bicicleta.

Mas se você quer uma moto e se esforça e trabalha duro para conseguir um carro, você pode conseguir o carro ou fracassar e no mínimo conseguir uma moto, que seria a sua tão sonhada meta".

Ou seja, sempre confie em você de modo que busque algo que vai além do que você mesmo busca.

4- Não ligue para o que Dizem sobre Programar e Desenvolver

Nunca esqueça que muitos vão dizer que vida de programador não da futuro, não da dinheiro, não da sossego, é só bucha e só da raiva, mas não ligue pra isso, pois os milionários do Brasil e do mundo escutaram coisas parecidas em seus setores e até piores e mesmo assim eles acreditaram em si, e não nos outros, por isso existem poucos milionários no Brasil porque muitas pessoas escutam mais os outros do que a si mesma. Quem sabe na área da tecnologia ou de desenvolvimento sejamos os primeiros milionários do Brasil, e isso é possível desde que tudo o que os outros disserem de ruim e negativo entre por um ouvido e saia pelo outro e sem deixar que isso nos abale.

5 - Se Disciplinar para Aprender

Talvez a parte mais difícil para muitos, onde você tem que saber que, existe hora para se divertir, hora para lazer e hora para buscar mais conhecimento e se dedicar de corpo e alma no que você deseja. Muitas pessoas querem fazer diversas coisas menos estudar e se especializar. Certa vez ouvi de 1. Daniel Godri o seguinte:

"Muitas vezes o prazer imediato traz um sofrimento a longo prazo e um Sofrimento momentâneo traz uma prazer a longo prazo".

Ex: Vou festar, curtir a balada e tocar o terror esse mês e os estudos que se lasquem.

Nesse mês você senti muita alegria e se diverte como nunca, mas justamente nesse período você também tira notas super baixas na escola ou faculdade e não consegue recuperar, resumindo vai ter que fazer a disciplina novamente, e lá se foi um ano ou semestre perdido.

Muitas pessoas e até mesmo você deve se lembrar daquela pessoa na escola que muitos o chamavam de CDF e nunca saia com os colegas, não festava, não viajava e só queria estudar e estudar, mas olhando agora talvez 20 anos mais tarde essa pessoa mal trabalha e possui uma vida de rei, possui filhos, uma esposa linda, vários carros, viaja quando quer, tem várias empresas e talvez você que sempre zombou dessa pessoa hoje trabalha para ela, onde não ganha muito e passa necessidades. Isso porque essa pessoa diferente de você escolheu um sofrimento momentâneo e agora possui um prazer de dar inveja. Podemos dizer que essa pessoa teve sucesso porque tinha disciplina no aprendizado.

6- Não deixe os Desafios te Abalarem

Quantos dias e noites sem dormir por nada menos que uma virgula " , " ou por um ponto e virgula " ; " , isso acontece sempre, até os melhores deixam de fazer coisas básicas que podem ferrar horas de trabalho duro. E desistimos disso? nunca, porque somos movidos pelo desafio de deixar aquele código funcionando, ou de terminar algo que para nós parecia ser impossível. Por isso estar sempre apaixonado por esses desafios é essencial para não acabar se estressando e abandonando tudo, mas se por algum motivo essas coisas já deixam você fora de si, o mais correto a se fazer é buscar maneiras de se encontrar em total espírito de paz, uma viagem, um exercício, algo desse aspecto talvez seja necessário para você voltar ao normal.

1. Daniel Godri: Empresário, administrador, escritor e palestrante brasileiro




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
> Cel: +55 92 99329-7545
> Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

> Cláudio Florenzano, Diretor Executivo.
> E-mail: c.luciano20@gmail.com
> Facebook:

‍



Geeks Online: