Cresce a oferta e a procura por cursos superiores na área de computação |
O mais recente boletim de análise conjuntural do setor de tecnologia da informação realizada pela Assespro-PR (associação que representa empresas e instituições do setor, no Paraná) em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) mostra que tem crescido a oferta e a procura por cursos de nível superior na área de computação. Assim, tem aumentado também o número de pessoas que se formam na área.
O crescimento se verifica tanto em nível nacional como no âmbito do Estado do Paraná. De acordo com o levantamento, em todo o Brasil existem 13 cursos na área de computação. De 2017 para 2018, o número de vagas ofertadas cresceu 48% em todo o país; a quantidade de ingressos subiu 29% e de 22% no total de concluintes.
No Paraná, também se registrou incremento, ainda que em índices abaixo da média nacional. De 2017 para 2018, a quantidade de vagas ofertadas evoluiu 14%, ao passo que o número de ingressos subiu 13% e o total de concluintes, 7%. Confira os números absolutos e o índices:
Curso na área de computação – Brasil
• Vagas em 2017: 533.655
• Vagas em 2018: 788.064 (+48%)
• Ingressos em 2017: 126.504
• Ingressos em 2018: 163.649 (+29%)
• Concluintes em 2017: 35.613
• Concluintes em 2018: 43.342 (+22%)
Curso na área de computação – Paraná
•Vagas em 2017: 16.671
•Vagas em 2018: 19.064 (+14%)
•Ingressos em 2017: 4.603
•Ingressos em 2018: 5.198 (+13%)
•Concluintes em 2017: 1.759
•Concluintes em 2018: 1.889 (+7%)
Ainda conforme constata o boletim, dos 43,3 mil concluintes de cursos de computação em 2018 em todo o Brasil, 6% desse total correspondem aos concluintes no Paraná. O Estado é o terceiro em participação no total de concluintes em todo o país. São Paulo, com 42%, e Minas Gerais, com 9%, são os dois primeiros do ranking. Atrás do Paraná, vêm Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (5% cada); Distrito Federal, Santa Catarina e Ceará (4%).
À distância
O levantamento da Assespro-PR em parceria com a UFPR identificou ainda um salto expressivo na oferta de vagas de ensino à distância, em cursos na área de ocupação. Em apenas um ano, de 2017 para 2018, mais que dobrou (108%) o número de vagas na modalidade à distância, nacionalmente. Tanto que o número de vagas em cursos presenciais passou a ser menor do que o de cursos à distância (202,5 mil ante 421,9 mil).
O boletim de análise conjuntural (denominado Insights Report – Panorama do Setor da Tecnologia da Informação e Comunicação em 2019) traz ainda, nessa edição mais recente (novembro), indicadores sobre distribuição dos cursos por tipo de instituição (pública, privada), a quantidade de concluintes por curso, e a distribuição desses cursos entre tecnológicos e bacharelados.