segunda-feira, 14 de junho de 2021

USP oferece 245 vagas em curso de introdução à programação.

USP oferece 245 vagas em curso de introdução à programação.

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos, abrirá 245 vagas para um curso online e gratuito de introdução à computação e à programação. Não há pré-requisitos para participar.


Entre os dias 15 e 17 de junho, os candidatos poderão realizar as inscrições no site da Universidade. As aulas acontecerão ao vivo e serão ministradas nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho, das 14h às 17h.


O curso tem como público-alvo pessoas que não estejam familiarizadas com os conceitos fundamentais de programação. “Com base nessa introdução sucinta, o aluno deve ter mais autonomia para continuar seus estudos na área, aprofundando em seus tópicos de interesse com mais independência”, informa o ICMC.


“A linguagem abordada será a Python, que está sendo mais utilizada e é bem mais fácil para quem está começando na área de programação”, explicou Roseli Francelin, professora titular do Instituto e coordenadora do curso.


“O participante vai conhecer as estruturas básicas da linguagem de programação, principais funções disponíveis e como utilizá-las”, completou. Os estudantes que cumprirem 75% das atividades receberão certificado de conclusão da USP.


Segundo Roseli, ao finalizar o curso, os alunos estarão preparados para realizar formações mais avançadas. “Terão a base necessária para aprender outras coisas, como software de reconhecimento de face e de voz”, contou.


Formada em pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) desde 2019, Ana Monteiro, de 23 anos, foi demitida da empresa em que atuava como pedagoga empresarial no início da pandemia do novo coronavírus.


No início de 2021, ela decidiu migrar de área e passou a estudar programação. Ganhou bolsa de estudos em um projeto cuja finalidade era contribuir com o cenário de empregabilidade de mulheres.


Em pouco mais de 4 meses, alcançou o cargo de analista júnior de TI. “A tecnologia abriu a porta para mim completamente. Eu não teria emprego, estaria fazendo bicos de aula particular como fiz até pouco tempo atrás”, relatou.


O amor pela nova profissão foi tanto que, com o apoio de sua atual empresa, Ana lançou o Epopeia Tech. “É um podcast que vai contar histórias de mulheres que estão fazendo essa transição de carreira para área de tecnologia, dar dicas sobre cursos e recrutamentos”.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: