segunda-feira, 2 de maio de 2016

Hackers tiram do ar sites do governo e da justiça do estado de Sergipe.

Hackers tiram do ar sites do governo e da justiça do estado de Sergipe.
Hackers tiram do ar sites do governo e da justiça do estado de Sergipe.
A semana começou turbulenta no mundo da internet, isso porque a Justiça de Sergipe, precisamente o juiz da cidade de Lagarto-SE, Marcel Montalvão, determinou o bloqueio por 72 horas a partir dessa segunda (02) do aplicativo WhatsApp, cerca de 100 milhões de brasileiros usam o app.

O hacktivistas da Anonymous, se posicionaram contra essa medida ( veja aqui a matéria completa ), por acharem que isso viola a liberdade e da privacidade que os novos meios de comunicação trouxeram.

Em resposta a isso lançaram imediatamente a #‎OpStopBlocking‬ prometendo também tirar do ar ou deixar instável os serviços da justiça sergipana, dentre eles o site da Justiça Federal de Sergipe, do Tribunal de Justiça de Sergipe, do Governo do Estado de Sergipe e até o site do município de Lagarto-SE, de onde se origina a ação.

Porque bloquearam o WhatsApp?

Justiça de Sergipe mandou as maiores operadoras de telefonia do país bloquearem o acesso dos brasileiros ao aplicativo de mensagem instantânea a partir das 14h desta segunda-feira (2).

TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel cumpriram a intimação judicial, que impõe multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento.

A decisão do bloqueio foi proferida pelo do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, no Sergipe. O magistrado atendeu a um pedido de medida cautelar da Polícia Federal, que foi endossado por parecer do Ministério Público.

O bloqueio foi pedido porque o Facebook, dono do WhatsApp, não cumpriu uma decisão judicial anterior de compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. A recusa já havia resultado na prisão do presidente do Facebook para América Latina em março deste ano.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: