segunda-feira, 2 de maio de 2016

WhatsApp: Bloqueio, investigação e ataque de hackers; Saiba tudo sobre o assunto do dia.

Juiz que tirou WhatsApp do ar, mandou prender vice do Facebook Brasil em Março.
Juiz que tirou WhatsApp do ar, mandou prender vice do Facebook Brasil em Março.
Após a determinação da Justiça de Sergipe que ordena o bloqueio, por parte das operadoras de telefonia fixa e móvel, do WhatsApp no Brasil nesta segunda-feira (2), a empresa informou que está "desapontada com a decisão" e que não tem as informações solicitadas. O processo corre sob segredo de Justiça. Segundo a assessoria, a empresa está recorrendo à decisão.

Nota oficial do WhatsApp.

"Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos", disse em nota. 

Quem mandou bloquear?

O juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), é o mesmo que determinou a prisão preventiva do vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dozdan, em março deste ano. O Facebook, detentor do WhatsApp, se negou a fornecer dados de mensagens para uma investigação criminal. O Juiz informou ainda, que a medida cautelar está baseada nos arts. 11, 12, 13 e 15, caput, parágrafo 4º, da Lei do Marco Civil da Internet. (Veja aqui)

Outros bloqueios.

Esta não é a primeira vez que o aplicativo é banido de modo temporário no Brasil. Outra decisão da Justiça, de dezembro de 2015, determinou um bloqueio de 48 horas. O WhatsApp ficou fora do ar por cerca de 12 horas até uma nova determinação.

Multa por descumprimento.

As operadoras que não cumprirem a decisão de bloqueio terão multa de R$ 500 mil diários por não colaborarem com a Justiça. 

A discussão de segurança e privacidade envolvendo grandes companhias de tecnologia é global. Este ano, a Apple também se negou a prestar dados do aparelho de um dos terroristas responsáveis pelo massacre de San Bernardino, na California, em dezembro do ano passado. A conclusão (ao menos deste caso) foi que o FBI conseguiu, sem a ajuda da empresa, quebrar a criptografia do celular do terrorista Syed Farook.

Hacktivistas atacam sites do Governo e da Justiça de Sergipe.

Em represália a decisão, hacktivistas da Anonymous Brasil, inciaram a #OpStopBlocking confira a matéria sobre o assunto aqui.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: