terça-feira, 19 de maio de 2015

William Bonner chama de 'maluco' um Especialista em Segurança da Informação.

A história...

A polícia federal americana está investigando um especialista em segurança na internet suspeito de ter invadido o sistema de controle de um avião em pleno voo

Chrus Roberts.
O FBI chegou até o hacker Chris Roberts após ele publicar uma mensagem, em uma rede social, contando vantagens e dizendo que iria invadir o sistema de entretenimento e máscaras de oxigênio de um avião. Ele viajava de Chicago para Nova York, no mês passado. E depois de publicar a mensagem, ele foi detido ao desembarcar, teve que prestar horas depoimento e os agentes do FBI também conseguiram um mandado de busca e apreensão, e foram na casa dele apreender os computadores pessoais que estão sendo investigados.

Ele primeiro disse que era brincadeira. Depois confirmou para os agentes do FBI que conseguiu entrar no sistema de controle dos aviões de 15 a 20 vezes, de 2011 a 2014. E que uma vez, segundo ele, mudou ligeiramente a altitude e a rota de um voo. E de uma outra vez, ele conseguiu fazer um avião voar um pouco de lado. Mas que a intenção era alertar as autoridades para falhas de segurança dentro desses aviões.

A polícia americana está investigando se realmente ele fez. O Chris disse que modificou um cabo, que todo mundo tem para acessar a internet, e conectou no sistema de entretenimento do avião, onde é possível ver filmes, e conectou no computador dele. E aí ele teria conseguido roubas os códigos de segurança do avião.

Especialistas em aviação, dos Estados Unidos, estão duvidando da história, assim como a Boeing, que é uma das maiores fabricantes de aviões, e explicou que os computadores que controlam os filmes e que controlam o avião são completamente separados e não se comunicam.

E no Jornal Nacional...

Na edição desta segunda (18) no Jornal Nacional. Foi ao ar uma matéria sobre o hacker que supostamente teria invadido o sistema de controle de aviões só para mostrar como a segurança é falha. Ok. E aí, vai ao ar o visual do sujeito: careca, meio com cara de mau e com um cavanhaque longo descendo até o meio do peito. Eis que William Bonner solta dois comentários dando uma zoada no homem, sendo que um deles foi "Cara de maluco ele tem, cá entre nós, né?".

Obviamente que as reações no Twitter foram imediatas com um monte de gente criticando o âncora do JN. A reclamação geral era a de que "quer dizer que só porque ele tem um cavanhaque longo é maluco?". Bonner é muito ligado nas redes sociais ligado no que estão falando, inclusive durante o próprio telejornal. Já no bloco seguinte ele veio com uma resposta em que não chegou a pedir desculpas, mas tentou arrumar as coisas. Ele disse que também conhece muitas pessoas com cavanhaque igual ao do hacker, ou parecido, e que não são "malucos". Tudo de uma forma bem humorada e dando aquela saidinha pela direita para não ficar queimado com os internautas.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
> Cel: +55 92 99329-7545
> Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

> Cláudio Florenzano, Diretor Executivo.
> E-mail: c.luciano20@gmail.com
> Facebook:

‍



Geeks Online: