quinta-feira, 16 de abril de 2020

Pesquisadores estudam como comunidade de TI sente o impacto do coronavírus

Pesquisadores estudam como comunidade de TI sente o impacto do coronavírus
Pesquisadores estudam como comunidade de TI sente o impacto do coronavírus
Pesquisadores de 14 universidades de diversos países e uma consultoria canadense estão convidando profissionais de TI mundo afora para responderem à pesquisa "Pandemic Programming". O objetivo é entender os impactos das mudanças provocadas pelo COVID-19 na produtividade e bem estar dos profissionais de TI. O público-alvo da pesquisa são desenvolvedores, analistas de requisitos, gerentes de projetos de software e designers de UX/UI.

No Brasil, o representando do estudo é o Prof. Marcos Kalinowski, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). "A pesquisa é totalmente anônima e os resultados serão analisados para futuras publicações em revistas científicas. Além disso, ela deve produzir recomendações sobre como as empresas podem apoiar seus funcionários durante essa crise", destaca Kalinowski. O estudo, além de português, está disponível em outros nove idiomas: inglês, árabe, chinês, espanhol, italiano, coreano, persa/farsi, russo e turco).

O questionário leva cerca de 20 minutos para ser respondido, e tme como base orientações da OMS, e aborda nove tópicos referentes ao home office na área de TI, à saúde do profissional e à relação com empregador: Estado Pessoal Covid-19; Preparação para desastres e ergonomia; Apoio organizacional e processos; Bem-estar emocional; Produtividade e desempenho antes da pandemia; Produtividade e performance em casa; Produtividade geral; Funções de trabalho e informações demográficas; Respostas abertas sobre relação com o empregador, e impactos e produtividade.

O formulário para o estudo pode ser preenchido aqui.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
> Cel: +55 92 99329-7545
> Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

> Cláudio Florenzano, Diretor Executivo.
> E-mail: c.luciano20@gmail.com

‍



Geeks Online: