segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Astronauta da NASA é acusada de hackear conta bancária do espaço

Astronauta da NASA é acusada de hackear conta bancária do espaço
Astronauta da NASA é acusada de hackear conta bancária do espaço
A suposta ação de hacker ocorreu no próprio espaço. Foi relatado que a NASA está investigando uma acusação de que um astronauta acessou uma conta bancária pertencente a um cônjuge afastado; enquanto a bordo da Estação Espacial Internacional. Se as alegações de roubo de identidade e acesso indevido à conta forem exatas, esse pode ser o primeiro cibercrime cometido fora do planeta.

Por que a NASA está investigando alegações de invasão espacial?

Anne McClain, ex-piloto do Exército dos EUA que voou mais de 800 horas de combate durante a Operação Iraqi Freedom antes de ingressar na Nasa em 2013, foi acusada de roubo de identidade e acesso indevido a registros financeiros privados.

O relatório do New York Times detalha como Summer Worden, ex-cônjuge de Anne McClain, colocou suas habilidades como ex-oficial da inteligência da Força Aérea Americana para trabalhar quando suspeitou que McClain estivesse acessando sua conta bancária. Tendo entrado em contato com seu banco para obter detalhes sobre os locais dos logins na conta, o Worden descobriu que um dos computadores, onde suas credenciais de login eram usadas, estava registrado na NASA.

O que Anne McClain diz?

McClain, que desde então retornou à Terra após seis meses no espaço, admitiu que acessou a conta quando estava a bordo da Estação Espacial Internacional. O relatório do jornal afirmou que, sob juramento e por meio de um advogado, McClain insistiu que ela estava certificando-se de que havia fundos suficientes na conta para cuidar adequadamente da criança que estavam criando juntos. “Ela nega que fez algo impróprio”, afirmou o advogado Rusty Hardin , acrescentando que McClain estava “cooperando totalmente”.

Cooperando isto é, com os investigadores do Escritório do Inspetor Geral da NASA, Worden entrou com uma queixa junto à Federal Trade Commission. O New York Times, no entanto, confirmou que não havia indicação de quaisquer fundos sendo transferidos da conta bancária. Além disso, informou que a família de Worden apresentou uma queixa à NASA. De acordo com a Business Insider , “os pais de Worden disseram em uma reclamação separada que McClain acessou a conta bancária como parte de uma“ campanha altamente calculada e manipulada ”para obter a custódia do filho de Worden, que nasceu cerca de um ano antes do casamento do casal”.


Em um comunicado postado no Twitter em 24 de agosto, McClain disse: “Não há inequivocamente nenhuma verdade nessas alegações. Temos passado por uma dolorosa separação pessoal que infelizmente está na mídia. Agradeço a manifestação de apoio e reservarei comentários até depois da investigação. Eu tenho total confiança no processo do IG. ”

O que a NASA tem a dizer?

Em um comunicado divulgado pela Space.com , funcionários da Nasa disseram que a tenente-coronel Anne McClain tem uma bela carreira militar, voou em missões de combate no Iraque e é um dos principais astronautas da NASA. Ela fez um ótimo trabalho em sua mais recente missão da NASA a bordo da Estação Espacial Internacional. Como com todos os funcionários da NASA, a NASA não comenta assuntos pessoais. ”

Quem tem jurisdição legal no espaço?

Quando se trata de quebrar a lei no espaço, você pode pensar que a jurisdição pode ser uma coisa complicada. Você estaria errado. A BBC News afirmou que existe um quadro legal que determina que qualquer crime cometido no espaço estaria sob a jurisdição do país de origem do astronauta em causa.

A perspectiva ética dos hackers

John Opdenakker, um hacker ético e especialista em práticas recomendadas de senhas, diz que “se você compartilha senhas de certas contas, deve reavaliar isso sempre que a situação mudar”. É uma prática recomendada geral não compartilhar senhas, Opdenakker insiste, mesmo quando é seu parceiro, você deve limitar o compartilhamento de contas ao mínimo. “Eu não compartilharia minha senha de conta bancária, meu parceiro e eu temos nossas próprias contas de usuário para nossa conta bancária compartilhada”, diz Opdenakker, concluindo com um conselho bem prático: “não compartilhe sua senha para seu banco conta em primeiro lugar e alterar as senhas compartilhadas se a sua situação pessoal mudar ”.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: