terça-feira, 15 de maio de 2018

8 ferramentas para aprender programação de um jeito simples

8 ferramentas para aprender programação de um jeito simples
8 ferramentas para aprender programação de um jeito simples
Você conhece linguagem de programação? Atualmente é algo tão necessário quanto entender um segundo idioma. A Área 120, incubadora interna do Google, lançou um app chamado Grasshopper, que se propõe a ensinar o básico de programação. São lições essenciais de Java Script – e quem quiser avançar depois procura outras formas de aprendizado. Destacamos algumas propostas de ensino, veja a que mais se adapta a você:

1 – Java Script e Grasshopper

Java Script é uma linguagem de programação que permite implementar itens complexos em páginas da web. Sempre que um site mostra mais do que informação estática (conteúdos que se atualizam de tempos em tempos, mapas interativos ou gráficos animados), é usado Java Script. O aplicativo Grasshopper, segundo seus criadores, ajuda pessoas a se iniciarem em programação de maneira divertida e fácil. É uma porta de entrada ao mundo da TI – Tecnologia da Informação.

Quer dar uma olhada no app, que existe por enquanto apenas em inglês? Conheça o Grasshopper, apenas para Android. Um detalhe: o Grasshopper ensina os fundamentos. Para avançar mais o usuário deverá buscar cursos como os que mostraremos a seguir.

2 – Aulas de Mozilla

Quer saber mais sobre Java Script, mas prefere material em português? Tem esta página feita pela Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox: O que é Java Script? O ideal é que você já saiba HTML (a linguagem básica de construção de páginas da web) e CSS (as camadas de estilo dos sites). Mas se você é completamente leigo em TI, o mesmo site se propõe a ensinar também essas duas habilidades.

A Mozilla é uma fundação sem fins lucrativos que oferece produtos e políticas para a internet que visam às pessoas e não ao lucro.

3 – Py, o personalizado

O Py é uma espécie de referência na área de ensino de programação via app. A ferramenta foi desenvolvida pelo site TechCrunch, pelo portal Product Hunt e pelo jornal de universidade Yale Daily News. Oferece cursos gratuitos em várias linguagens de programação: Python (uma linguagem de programação de alto nível), Java Script, HTML, CSS e outras.

Pode ser usado a qualquer hora, e a proposta é deixar você apto a escrever e rodar programas. O Py é personalizado: ele descobre quais são seus pontos fracos e insiste mais no ensino destes pontos. Os conteúdos são revisados por funcionários do Google, Facebook e até da NASA (Agência Norte-Americana de Pesquisa Espacial). O Py está disponível para iOS e Android.

4 – Enki, aprendizado constante

A proposta do Enki é desenvolver habilidades de programação por meio de tarefas e exercícios diários. O app abrange múltiplas linguagens de programação, tem versões para equipes e empresas. Também adapta-se a qualquer tipo de usuário, do completo iniciante ao desenvolvedor. Em inglês, nas versões para Android e iOS.

5 – Codeacademy, em português

A Codeacademy produz experiências educacionais inspiradas no Facebook e na Zinga, empresa desenvolvedora de jogos da Califórnia. A Codeacademy não tem apps, as aulas são todas no site, onde você se registra com seu nome e e-mail ou sua conta do Facebook. É tudo gratuito para aulas de jQuery, Javascript, Python, Ruby e PHP, bem como as linguagens de marcação, incluindo HTML e CSS. Seu diferencial: as aulas são em português, interativas e divertidas.

6 – A Hora do Código

O programa Code.org está presente em mais de 180 países, com 45 idiomas, incluindo português. Os desenvolvedores garantem que mais de 573 milhões de pessoas já usaram a Hora do Código, entre os quais, 4 milhões de estudantes brasileiros. O programa garante ensinar pessoas de 4 a 104 anos de idade, com vídeos tutoriais até para recém alfabetizados.

O programa pode ser aplicado por professores em sala de aula. O uso é muito simples. É só acessar o site, clicar em “Comece agora mesmo” e escolher entre vídeos tutoriais em português, de acordo com idade e nível de conhecimento.

7 – Code Combat, o jogo

O Code Combat é uma plataforma para ensino de programação para estudantes, mas com conteúdos também para professores. O formato foi idealizado para uso em sala de aula, mesmo com professores com pouco conhecimento prévio em programação. Segundo o site, “um bom jogo desafia o usuário a dominar as habilidades com o tempo. E esse é o mesmo processo crítico que os alunos experimentam quando aprendem algo”.

Vale a pena dar uma olhada no site, especialmente se você for professor. Mas também dá para começar a jogar e aprender a programar na hora: comece a jogar.

8 – E se eu quiser aprender Linux?

Linux é um sistema operacional, assim como o Windows e o Mac OS, que possibilita a execução de programas em computador e outros dispositivos. A diferença: o Linux pode ser livremente modificado. Fãs de tecnologia e programação normalmente reverenciam o Linux por sua tecnologia ser aberta e livre.

Quer se aventurar por esse mundo? Há um app para Android disponível, o “Guide to Linux”. Aprender Linux pode ser compensador, mas você precisa ter profundos conhecimentos de inglês. E se dedicar bastante, porque não é fácil.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: