quarta-feira, 8 de março de 2017

Filme conta a história de programadoras da NASA que ajudaram a humanidade a chegar no espaço.

Filme conta a história de programadoras da NASA que ajudaram a humanidade a chegar no espaço.
Filme conta a história de programadoras da NASA que ajudaram a humanidade a chegar no espaço.

No começo da década de 1960, os Estados Unidos brigavam com a União Soviética pela hegemonia no espaço. Os soviéticos saíram na frente quando Iuri Gagarin tornou-se o primeiro humano na órbita da Terra, em abril de 1961.

Menos de um ano depois, em fevereiro de 1962, foi a vez do primeiro norte-americano, John Glenn, que deu três voltas na órbita terrestre. O que pouca gente sabe é que o sucesso do programa espacial da NASA deveu-se em grande parte a um grupo de mulheres conhecidas como computadores. Em especial, de um trio de mulheres negras, numa época em que as leis de segregação racial ainda estavam em vigor.

A história dessas figuras anônimas é contada no filme Estrelas Além do Tempo, de Theodore Melfi, um misto de drama com momentos de humor, que concorreu a três Oscar: o de melhor roteiro adaptado, o de melhor atriz coadjuvante (para Octavia Spencer) e o de melhor filme. 

Na trama, Katherine G. Johnson (interpretada por Taraji P. Henson) – que tem 98 anos e recebeu a Medalha da Liberdade em 2015, concedida pelo presidente Barack Obama –, Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) triunfaram apesar das adversidades, como ter de pedir licença especial para estudar em universidades de brancos e andar meia hora para chegar ao único banheiro para negras da NASA. “Não sabia nada sobre essas mulheres”, disse Spencer em entrevista à GALILEU durante as filmagens, em Atlanta.

Saiba mais sobre o trabalho delas abaixo:

KathErine Johnson

Os cálculos de Katharine G. Johnson foram fundamentais para colocar John Glenn no espaço – na verdade, o astronauta disse que só entraria na nave se tivesse os números do novíssimo computador instalado na NASA checados por ela. Mais tarde, trabalhou nas missões Apollo (inclusive a que colocou o homem na Lua) e nos ônibus espaciais

Dorothy Vaughan

Dorothy Vaughan foi a primeira supervisora negra da NASA Langley Research Center e aprendeu praticamente sozinha a programar o então novíssimo computador da IBM, incentivando suas colegas a aprender a mexer nas máquinas e, assim, continuar relevantes mesmo com a nova tecnologia.

Mary Jackson

Mary Jackson precisou pedir autorização num tribunal para frequentar uma escola para brancos, a única que podia lhe dar os créditos necessários para se tornar uma engenheira. Foi a primeira engenheira aeroespacial da NASA, talvez a primeira engenheira dos Estados Unidos.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: