terça-feira, 22 de março de 2016

Conheça os profissionais mais procurados na área de TI do país.

 Conheça os profissionais mais procurados na área de TI do país.
 Conheça os profissionais mais procurados na área de TI do país.
Com crise ou sem crise, os avanços tecnológicos continuam ditando o ritmo das empresas, exigindo investimentos para aumentar a eficiência, a produtividade e, por consequência, a competitividade. Para tanto, é fundamental contar com os profissionais certos da área de TI para desenvolverem soluções adequadas ao mercado e que garantam o diferencial de uma empresa.

Na corrida pelo destaque, existem alguns perfis profissionais que são mais procurados — e melhor remunerados também. Que tal saber quais são eles e o que você precisa saber para garantir sua vaga no mercado de trabalho? Confira:

Os profissionais mais procurados na área de TI em 2016

1# Desenvolvedores

Responsáveis pela resolução de problemas por meio da tecnologia e desenvolvimento de softwares, esses profissionais correspondem a 40% das vagas na área de TI, de acordo com levantamento da Conquest One. Isso porque são os responsáveis pela criação de softwares, sistemas e aplicativos, recursos que alavancam qualquer negócio. A grande demanda está no desenvolvimento de soluções mobile e também sistemas orientados à Internet das Coisas (IoT).

2# Suporte técnico

Quem vive de tecnologia precisa de suporte o tempo todo, por isso, a área de suporte técnico também está em alta e deve registrar 30% das vagas em 2016, de acordo com a Computer World. Essa área de TI tem como principal desafio manter todo o parque tecnológico das empresas em perfeito funcionamento, mitigando riscos e resolvendo problemas.

3# DBA

Administradores de bancos de dados também figuram entre os profissionais mais procurados na área de TI. 26% das empresas alegam ter planos de contratar esses profissionais nos próximos meses devido à grande quantidade de informação gerada pelas empresas ao longo de suas trajetórias, e acordo com a pesquisa realizada pela Computer World.

Apesar do crescimento dessas áreas, conseguir boas oportunidades de carreira não é uma tarefa simples. É fundamental aprimorar constantemente seus conhecimentos e entender o que as empresas buscam de cada perfil profissional.

O que você precisa saber para se destacar

É importante destacar que as demandas mudam constantemente, então adaptabilidade é um dos pontos chaves no mercado de TI. Há oportunidades desde posições que exigem um forte embasamento teórico e de arquitetura de sistemas, onde brilham linguagens como C#, VBA, .NET e Python, até posições voltadas para Front-End que exigem conhecimentos em softwares específicos como Photoshop, Illustrator e alto senso estético.

O ideal é estudar as empresas com as quais você se identifica, conversar com profissionais que já ocupam cargos que você procura e trilhar uma carreira de constante crescimento e aprendizado, aprofundando-se nos conceitos que mais domina.

Para os desenvolvedores, segundo a base de dados da GeekHunter, as qualificações mais em procuradas por empresas hoje em dia no Brasil são as seguintes:

1# JavaScript

Soluções web mais sofisticadas e interativas dependem cada vez mais de Javascript, o usuário se acostumou a serviços de maior qualidade com funcionalidades muitas vezes não tão triviais e o desenvolvedor deve estar preparado para essa demanda. Aprimorar seus conhecimentos na linguagem certamente o colocará em evidência para muitas empresas, especialmente as Millennials.

2# HTML/CSS

Bases da internet, HTML e CSS são altamente requisitados pelo mercado. Mesmo empresas tradicionais contam com equipes internas para manutenção de seus sistemas ou páginas. Com a expansão de plataformas integradas, como as que oferecem serviços na nuvem (SaaS), é natural que os profissinais de TI tenham que se especializar nestas linguagens de programação. A dica é manter um portfólio sempre atualizado e online para mostrar a possíveis empregadores.

3# Android

A proliferação dos aplicativos como ferramentas de interação entre empresas e clientes também está demandando dos profissionais de TI conhecimentos em desenvolvimento para o sistema operacional Android, que detém 78% do mercado de smartphones. Ter um app publicado conta muito, especialmente se tiver obtido um bom sucesso nos downloads.

Para melhorar ainda mais o seu currículo

Não se esqueça de que, na área de TI, é vital buscar certificações profissionais em cada uma das áreas em que você se especializar. São as certificações que enriquecerão seu currículo e trarão mais oportunidades de trabalho. 

Outro diferencial é não ficar apenas na área técnica, mas buscar capacitação e certificações na área de gestão, como é o caso de governança em TI e gerenciamento de projetos. Uma certificação PMP, por exemplo, abre portas para que você se torne líder de projetos na empresa e avance ainda mais na carreira. [ Via: GeekHunter ]




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: