sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O que os profissionais de TI mais amam e odeiam do seu local de trabalho.

O que os profissionais de TI mais amam e odeiam do seu local de trabalho.
O que os profissionais de TI mais amam e odeiam do seu local de trabalho.
Aquecida, competitiva e certamente uma das poucas áreas profissionais no Brasil que mais cresce apesar da crise, a Tecnologia da Informação no Brasil emprega hoje 1,3 milhão de profissionais e vai ter de agregar mais 750 mil até 2020 segundo a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

As empresas empregadoras no entanto sofrem dois problemas: achar profissionais qualificados e reter os bons profissionais, altamente disputados. O site brasileiro Love Mondays, de empregos e carreira, ouviu mais de 33.375 profissionais de empresas de TI todo o país para saber, afinal, como está o "clima" no trabalho e o que mais valorizam e criticam esses profissionais.

A maior parte das pessoas ouvidas, segundo post publicado no blog do site, tem cargos de Técnico (primeiro lugar), seguidas de Desenvolvedores e Programadores. No lado dos pontos positivos em seu trabalho, o item mais valorizado (com 16% das respostas) é o bom ambiente de trabalho, o que nesse caso, segundo o Love Mondays, quer dizer um ambiente informal, com pouca hierarquia, sem necessidade de usar roupa social e com a possibilidade de horários flexíveis.

O segundo ponto positivo (12%) são os benefícios corporativos. Os benefício tradicionais, como um bom plano de saúde, vale refeição, vale alimentação são bastante mencionados, mas para os profissionais de TI itens como diversão ao local de trabalho - as famosas "salas de descompressão", com videogames e espaço para uma soneca - entram na lista.

Trabalhar com profissionais competentes é o terceiro ponto de satisfação para os respondentes, seguido de oportunidade de aprendizado em quarto lugar e de oportunidade de crescimento na carreira em quinto lugar. Nesses casos, a busca é por um local de trabalho no qual tenham pares com conhecimento técnico igual ou superior ao deles, onde possam também aprender com seus pares ou chefes e com um plano de carreira definido. 

Um dos depoimentos ao Love Mondays sumariza seu local de trabalho com satisfação: "Liberdade de criação, autonomia no trabalho executado, ótimo acompanhamento e coach. Café da manhã, ambiente de descanso, vídeo games, ótimo ambiente de trabalho e equipes muito bem selecionadas do mercado, fazendo com que você trabalhe com os melhores e se inspire neles.

O que afasta os profissionais

O item número de insatisfação (com 19% das menções) é o salário. Em segundo lugar, a inexistência de um plano de carreira (mencionada por 14%). O terceiro ponto mencionado é a falta de benefícios corporativos, seguido por "falta de reconhecimento", em quarto lugar; e "falta de progressão na carreira", em quinto.

O Love Mondays é um site de empregos e carreira que agrega atributos de comunidade profissional à semelhança de sites internacionais como o Glassdoor. Os profissionais cadastrados são incentivados a avaliar suas empresas e seus chefes e a fornecer dados como valor do salário e outros itens ligados ao seu trabalho e podem manter suas identidades protegidas ao faze-lo.

Dessa forma, o site mantém um ranking de informações e avaliações sobre as empresas que outros profissionais podem conferir ao avaliar uma vaga que seja oferecida por elas ou apenas como forma de identificar as melhores empresas no setor que querem trabalhar. Segundo o site, há mais de 5 mil perfis de empresas de TI avaliadas por seus funcionários.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: