O avanço tecnológico mudou diversos mercados profissionais e a forma de trabalhar de muitas pessoas, e o mercado imobiliário não ficou de fora disso. Antes da internet os imóveis eram anunciados através de jornais e classificados e, para conhecer mais sobre ele, era necessário marcar uma visita. Hoje em dia, você pode ver um imóvel pela internet e até mesmo fazer uma visita virtual, o que deixou tudo mais fácil. Além disso, a procura por imóveis ficou bem mais fácil, por exemplo, hoje em dia basta procurar no Google “apartamento à venda na Praia Grande” que logo aparecerão dezenas de opções. Mas essas não são as únicas formas que o TI vem mudando o mundo dos imóveis. Portanto, continue acompanhando este artigo que iremos te mostrar mais como a tecnologia vem mudando o mercado imobiliário!
Marketing Digital
Em primeiro lugar vamos falar sobre o marketing digital, que sem dúvidas, é uma das
ferramentas que mais mudou o mercado imobiliário nos últimos anos.
Além de poderem estudar melhor o mercado, os corretores podem fazer ações e estratégias
focadas em seu público alvo.
Com isso, os serviços e produtos oferecidos para os clientes das imobiliárias são entregues
para as pessoas certas, facilitando ainda mais as vendas.
Além disso, um bom marketing pode fortalecer a presença da marca no meio digital, o que faz
com que a sua empresa seja reconhecida como autoridade no assunto.
Marketing de conteúdo
Ainda falando sobre marketing, criar conteúdo relevante e de qualidade também teve um
grande impacto no mercado imobiliário no mundo virtual.
Hoje em dia muitas pessoas consomem conteúdos sobre imóveis, mesmo que não estejam
interessadas em investir em uma casa nova.
Porém, o engajamento com o like, comentário e compartilhamento faz com que o conteúdo
chegue a mais pessoas, aumentando a presença da sua marca e tornando-a relevante.
Um marketing de conteúdo pode ser feito com posts nas redes sociais, newsletters, blog posts,
e-mail marketing entre outras opções!
Tour virtual
Como falamos acima, o tour virtual é uma ferramenta muito usada no mercado imobiliário
atualmente e faz muita diferença.
Imagine que uma pessoa mora em São Paulo e está procurando um imóvel na Praia Grande,
porém, não tem tempo de visitá-lo presencialmente.
É aí que o tour virtual entra em ação: o cliente pode ver o seu imóvel sem sair de casa e assim,
aumentar as chances de venda.
Além disso, o corretor também é muito privilegiado com o tour virtual, tendo em vista que
economiza tempo de locomoção.
Atendimento ao cliente virtual
É comum que o seu cliente possa ter dúvidas e até mesmo alguns empecilhos enquanto está
procurando ou negociando um imóvel.
Por isso, ter uma presença ativa na hora de responder os seus clientes de forma online é tão
importante.
Além de responder com facilidade, você também mostra que está interessado em manter
contato e ajudar o seu lead em qualquer que seja a sua dúvida.
Os seus canais de atendimento virtual podem ser desde o Whatsapp, e-mail, Telegram ou até
mesmo as redes sociais.
Criação de um site
Atualmente, ter um site é algo muito importante para qualquer empresa, as imobiliárias não são
diferentes.
Além de gerar uma certa segurança para o cliente, ele pode ter acesso a algumas informações
como canais de contato, redes sociais, endereço entre outros através da página na web.
Lembre-se de investir em um bom site, que seja responsivo (ou seja, que funcione bem para
computador e celular) e que possa te ajudar a gerar mais leads.
Além disso, o site deve conter informações e fotos dos imóveis oferecidos pela imobiliária, pois
muitos clientes procuraram mais dados através da página na web da própria imobiliária.
Satisfação dos clientes
Por último, mas não menos importante, no mundo digital é mais fácil ter um termômetro de
como anda a satisfação dos clientes com a sua empresa.
É possível fazer isso usando os canais de comunicação ou até criando formulário de pesquisa
para que as pessoas digam o que acham da sua empresa.
Usando estas ferramentas as imobiliárias têm uma boa noção do que está ou não está
funcionando, e com isso, podem pensar em novas estratégias.
É importante que as empresas do mercado imobiliário estejam sempre dispostas a ouvir
críticas construtivas ou não, e com isso, ver o que podem melhorar na empresa.