sábado, 21 de fevereiro de 2015

Pela primeira vez na história, SENAI oferece um curso de informática dentro de uma terra indígena.

30 jovens indígenas irão aprender informática.
Quero aprender informática para contribuir na comercialização da Castanha do Pará e assim ajudar a minha e as próximas gerações da nossa comunidade”, afirmou a estudante Tatieli Francisca Kawit. Ela faz parte de um grupo de 30 jovens das aldeias Apiaká, Kayabi e Munduruku que estão realizando o curso de Operador de Computador, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI - MT, dentro da Terra indígena Apiaká/Kaiabi, no Município de Juara. O curso começou em fevereiro e é o primeiro desse tipo em uma terra indígena.

O Senai-Juína, responsável pelos cursos na região, montou um laboratório dentro da aldeia, permitindo assim, que os jovens pudessem estudar sem percorrer grandes distâncias. O kit didático é composto de 20 notebooks e 10 computadores. Para a jovem Tatieli, o curso trará mais confiança e motivação. “O curso de informática contribuirá para que eu possa realizar um curso técnico em informática e futuramente uma faculdade. Quero trabalhar na assistência dentro da nossa comunidade”.


Para a gerente do Senai-Juína, Dayanni Santos, a educação é direto de todos e vale qualquer sacrifício. “Apesar da comunidade ser de difícil acesso, precisávamos garantir esse direito, promover a inclusão social e levar formação para todos”. Para isso, o Senai-MT firmou parceria com o Projeto Cultivação, executado pela Associação das Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental  e o Projeto Sentinelas da Floresta patrocinado pelo Fundo Amazônia.


Acreditamos que o projeto de inclusão digital para a comunidade indígena é uma ação sustentável e capaz de dar a estas pessoas o acesso a novas oportunidades e conhecimento. O curso vai colaborar para o desenvolvimento da comunidade, levar motivação e incentivá-los para inserção de grupos no mercado de trabalho”.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: