segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Veja dicas para driblar os golpistas denominados de ''scammers'' da internet.

Nigerianos são a maioria dos golpistas.

Uma reportagem no programa ''Fantástico'' da Rede Globo (confira aqui), mostrou uma tendência não tão conhecida dos internautas brasileiros os chamados SCAMMERS são golpistas virtuais, que visam mulheres de classe média alta e maduras, em busca de extorquir dinheiro de maneira fácil pelas redes sociais usando apenas uma coisa: sentimentos.

Wanderson Castilho (clique aqui e conheça sua página) é um respeitado perito digital brasileiro, em entrevista para o 'Fantástico' Wanderson afirmou que já pegou mais de 200 casos do tipo. "Eles têm muito conhecimento tecnológico e têm muito conhecimento também sobre a relação humana. E aí ele consegue criar esse elo sentimental. Deixa a vítima cega e eles pedem tudo o que eles querem." -Afirmou.

As vítimas

Na maioria dos casos, o golpistas virtuais atacam mulheres maduras e bem sucedidas, profissionais respeitadas e inteligentes que tem uma coisa em comum: caíram no golpe do estrangeiro apaixonado ou scammer. Em um dos casos a vítima depositou mais de R$ 100 mil reais ao golpista, acreditando que o mesmo viria para o Brasil. Os ataques acontecem em redes sociais de relacionamento como Badoo, Facebook etc.

Os golpistas

Scammers é nada menos que um perfil falso, ou o famoso fake, se passam por estrangeiros usando fotos falsas de homens maduros com aparência rica ou militar por exemplo, principalmente fingindo ser europeus, mas segundo Wanderson Castilho, na maioria dos casos quem realmente está do outro lado da tela são hackers nigerianos, que além do conhecimento tecnológico, entendem bem de relaciomanento humano. Envolvendo facilmente suas vítimas que não tem conhecimentos aprofundados em informática, e principalmente são solteiras e buscam um "amor" nas redes sociais.

Para não cair no golpe

- Identifique de onde partiu o convite de amizade, se ele conhece alguém na sua rede social.
- Desconfie de quem não quer aparecer na câmera nem falar ao telefone.
- Guarde todas as mensagens e releia com atenção o histórico em busca de alguma mentira ou contradição.
- Nunca mande dinheiro, sem nunca ter visto pessoalmente a pessoa. Principalmente se ela dizer ser de outro país.
- Peça um e-mail para contato, e tente conversar por lá, pois dessa forma se pode rastrear o IP do computador.
- Chame um profissional de TI para orientá-la. (Ou mande mensagem in-box para nossa Fan Page pedindo ajuda)




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: