quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Como inicializar o Android em modo de segurança para corrigir aplicativos problemáticos

Como inicializar o Android em modo de segurança para corrigir aplicativos problemáticos

Inicializar seu telefone ou tablet Android no modo de segurança é uma excelente maneira de descobrir o que está causando problemas no seu dispositivo.


Assim como o modo de segurança presente no Windows, quando o modo de segurança é ativado no Android o dispositivo iniciará utilizando apenas um conjunto básico de recursos e aplicativos.


Neste pequeno guia, compartilharemos algumas informações importantes para que você compreenda como o modo de segurança funciona. Além disso, ensinaremos você a inicializar seu dispositivo neste modo para corrigir possíveis aplicativos problemáticos.


O que é o modo de segurança?


Os computadores sempre tiveram um "modo de segurança" em que podiam inicializar para permitir que você resolvesse os problemas que estava enfrentando.


O modo de segurança inicializa o sistema operacional básico, mas nenhum aplicativo extra, drivers ou qualquer outra coisa que normalmente seria configurada para ser executada sempre que você inicializar o computador.


Isso permite que você conserte - ou apenas remova - quaisquer aplicativos, que estavam fazendo com que seu computador travasse ou ficasse instável.


O Android também tem um modo de segurança. Não é algo que você precisará usar com frequência.


Na maioria das vezes, baixar aplicativos da Play Store é um processo seguro; ocasionalmente, você encontrará aplicativos que são ruins e possuem um mal funcionamento, mas não causarão problemas futuros.


Em raras ocasiões, no entanto, você pode descobrir que um aplicativo causa problemas mais amplos. Por exemplo, ele pode ser configurado para iniciar quando você inicializa seu telefone, porém ele trava, em seguida reinicia o dispositivo, e trava de novo e assim por diante.


Este travamento constante, citado anteriormente, pode tornar seu dispositivo inutilizável. O bug ficou conhecido popularmente como “loop infinito”, mas é chamado de bootloop pelos profissionais; o problema é mais frequente do que você imagina.


Além disso, um aplicativo pode também ser incompatível com seu telefone ou pode entrar em conflito com outros arquivos do seu sistema. Nesses casos, inicializar no Modo de segurança permitirá que você corrija o problema.


Como inicializar no modo de segurança


Se você achar que seu telefone ficou instável devido a um aplicativo com comportamento inadequado, a primeira coisa que você precisa fazer é desligá-lo.


Em alguns telefones, a maneira mais fácil de fazer isso é tirar a bateria. Nos que não permitem o acesso à bateria, mantenha o botão liga/desliga pressionado por dez segundos.


Para reiniciar o telefone no modo de segurança, mantenha o botão liga/desliga pressionado até que o logotipo da marca apareça e, em seguida, mantenha pressionado o botão de diminuir o volume até que o telefone tenha concluído a inicialização.


Se tiver funcionado, você verá uma notificação do Modo de segurança no canto inferior esquerdo da tela.


Como redefinir um aplicativo Android


Seu telefone agora está funcionando, mas apenas o sistema operacional Android principal. Nenhum aplicativo ou função extra será executado. Isso significa que seu aplicativo com problema não será iniciado automaticamente.


Muitos usuários costumam relatar problemas com aplicativos VPN. Se este for o seu caso, ao usar VPNs para Netflix que desbloqueiam restrições geográficas realize uma pesquisa mais aprofundada e substituía o aplicativo por uma VPN de melhor qualidade.


Porém, se você já tem uma pista de qual é o aplicativo problemático que deseja ajustar vá em Ajuste>Aplicativo>Todos os aplicativos, toque no aplicativo e selecione Limpar dados. Isso redefinirá completamente o aplicativo e desfará todas as alterações que você possa ter feito nele. Tente reiniciar para ver se isso corrige o problema.


Remova o aplicativo


Caso contrário, inicialize no Modo de segurança mais uma vez e, desta vez, você terá que desinstalar o aplicativo completamente, seja por meio da Play Store ou manualmente.


Ao reiniciar o telefone depois de entrar no Modo de segurança, você pode descobrir que seus widgets, ou alguns deles, foram removidos das telas iniciais. Você precisará configurá-los novamente.


Você também pode descobrir que foi desconectado de certas contas em alguns de seus aplicativos - você precisará fazer o login novamente, mas nenhum dos seus dados terá sido perdido.


Desative o modo de segurança no telefone ou tablet Android


Desativar o modo de segurança no telefone Android é muito fácil. Simplesmente reinicie o seu dispositivo normalmente e ele iniciará no modo normal.


1. Pressione o botão Liga/Desliga em seu telefone Android, até que o dispositivo solicite

que você desligue ou reinicie;

2. Toque em Desligar;

3. Aguarde até que o seu telefone ou tablet Android desligue completamente;

4. Reinicie seu dispositivo pressionando o botão Liga/Desliga.


Seu dispositivo sairá do Modo de segurança ao reiniciar e você poderá usar todos os aplicativos baixados em seu dispositivo.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: