quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Jovem dupla brasileira vence concurso internacional de cibersegurança

Jovem dupla brasileira vence concurso internacional de cibersegurança

Dois jovens brasileiros se consagraram vencedores da edição 2020 do Secur’IT Cup, um concurso internacional de cibersegurança promovido pela Kaspersky. Realizado neste ano de forma online, o torneio reuniu mais de 1,7 mil participantes ao redor do mundo; nossos compatriotas, na final, concorreram 24 finalistas (times e profissionais solitários) da Austrália, Brasil, Egito, Índia, México, Quirguistão, Reino Unido e Singapura.

 “A cibersegurança é fundamental no mundo moderno e, para nós, não há nada melhor do que aprender enquanto jogamos”, comentaram Paulo e Pedro Fabri. O projeto vencedor, batizado de Cyber Clue Game, é um jogo de conscientização em segurança da informação que auxilia os jogadores a entender as ameaças digitais do nosso cotidiano, ao mesmo tempo em que se divertem e absorvem conhecimento de uma forma descontraída. 

 “O Cyber Clue Game permite investigar incidentes de segurança e resolver mistérios baseados em situações reais. É uma honra podermos desenvolver um jogo em um espaço de tempo tão curto, e ser a primeira equipe do Brasil a receber o reconhecimento da competição Secur’IT Cup. Gostaríamos de parabenizar a todos que tornaram essa vitória possível”, explica a dupla. 

“Saudamos todos os outros participantes e seus projetos incríveis, e todos os organizadores que fizeram o evento acontecer, mesmo durante esse período difícil que o mundo está enfrentando", comemoraram os vencedores. Além do prêmio em dinheiro no valor de US$ 10 milhões, Paulo e Pedro demonstraram seu talento para um júri composto por profissionais renomados do setor, o que certamente lhes ajudará em suas carreiras. 

Futuro promissor 

O Secur’IT Cup é uma competição anual promovida pela Kaspersky para incentivar jovens talentos — sejam eles estudantes acadêmicos ou pesquisadores independentes — a trabalhar em ideias inovadoras que ajudem a criar um futuro mais seguro. Nesta edição, o concurso focou em temas emergentes como 5G, Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina e realidade aumentada, mas também inaugurou a categoria de jogos de conscientização. 

“Fiquei impressionada com as apresentações de todos os finalistas, que exibiram projetos extremamente inovadores e tecnologicamente avançados, tornando muito difícil a escolha dos vencedores. Tenho certeza de que os finalistas da competição terão uma carreira promissora na cibersegurança, e estou ansiosa para ver como os projetos vão evoluir no próximo ano”, afirma Alina Tan, fundadora da Car Security Quarter e membro do júri. Para Denis Barinov, chefe da Kaspersky Academy, o formato online “permitiu ampliar os limites da competição, além de explorar novas maneiras de colaboração e conexão entre os concorrentes e participantes”. “Conseguimos reunir, neste evento, estudantes de 48 países, alimentando ainda mais a colaboração internacional entre jovens profissionais da cibersegurança. O evento certamente promoverá a inovação em nosso campo. Eu diria que, com esse evento, nós literalmente fizemos tudo o que pudemos para chegar mais perto do futuro”, finaliza o executivo.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
> Cel: +55 92 99329-7545
> Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

> Cláudio Florenzano, Diretor Executivo.
> E-mail: c.luciano20@gmail.com

‍



Geeks Online: