sábado, 2 de novembro de 2019

Por que o Python é considerado a melhor linguagem de programação

Por que o Python é considerado a melhor linguagem de programação
Por que o Python é considerado a melhor linguagem de programação
Programadores e desenvolvedores podem usar uma variedade de linguagens para criar aplicativos, sites e outros programas. Por fim, sua linguagem preferida será aquela com a qual você se sentir mais confortável e que fará o trabalho com mais eficiência. Mas uma linguagem específica surgiu como a melhor escolha em um estudo divulgado em setembro pelo IEEE, e é o Python. Neste artigo, veja por que muitos consideram o Python como sendo a melhor linguagem de programação.

O Python é considerado a melhor linguagem de programação

Para avaliar a popularidade de diferentes linguagens, o estudo do IEEE classificou 11 pontos de dados de oito fontes diferentes: CareerBuilder, Google, GitHub, Hacker News, IEEE, Reddit, Stack Overflow e Twitter. Dependendo da fonte, o IEEE analisou fatores como pesquisas, novos repositórios, postagens que mencionam cada linguagem e postagens de trabalho feitas nos últimos 30 dias. Usando esse método, Python foi a única linguagem que obteve uma classificação de 100%.

O estudo organizou as linguagens de programação em quatro tipos: web, empresa (linguagens usadas para aplicativos corporativos, de mesa e científicos), móvel e incorporado. O Python recebeu o prêmio máximo em linguagens da web, aplicativos corporativos e linguagens incorporadas, enquanto o Java foi o número 1 no mundo móvel. Um dos motivos da popularidade do Python é o seu forte apoio na área de inteligência artificial (IA), de acordo com o IEEE. O Python também oferece um bom número de bibliotecas e pacotes que os programadores podem usar para que não construam determinado código do zero.

Para avaliar melhor a atração ao Python e descobrir mais razões para sua popularidade, o site TechRepublic procurou vários desenvolvedores e especialistas na área de programação.

Opiniões de desenvolvedores sobre a linguagem de programação Python

Vários desenvolvedores apontaram a simplicidade do Python, elogiando-o como uma linguagem adequada tanto para iniciantes quanto para veteranos mais experientes.

Andy O’Harney, pesquisador de IA, desenvolvedor web e tutor de Python, disse ao site TechRepublic:

"O Python é uma das linguagens de programação mais populares devido à sua facilidade de uso e ampla gama de aplicativos. A combinação dessas coisas criou uma fórmula, pois facilita o início dos principiantes e é poderoso o suficiente para ser usado com seriedade por programadores experientes. Sua facilidade de uso vem da simplicidade da linguagem (que se parece com uma forma de pseudo-inglês), seu forte desempenho, e um conjunto de regras opinativo (que mantém o código limpo) simples de entender e fácil de manter ao longo do tempo."

Zack Burt, desenvolvedor de software e fundador da Code for Cash, empresa de recrutamento de engenheiros de software, descreveu o Python como uma “linguagem de programação de alto nível, o que significa que você pode fazer mais com menos”. Burt explicou que você pode escrever um programa em Python com uma linha de código que pode levar dez linhas em uma linguagem como C++. Além disso, ele apontou para a crescente popularidade do Python nas escolas e nos negócios.

Burt disse:

"O Python é usado tanto na academia quanto na indústria, e é popular internacionalmente. Muitos dos principais currículos de ciência da computação – como os ministrados pelo MIT e Berkeley – passaram a usar o Python para o currículo de graduação, por isso [essa linguagem] será popular para as gerações futuras."

Bibliotecas do Python

Especialistas citaram o grande número de bibliotecas e pacotes disponíveis para o Python. As bibliotecas contêm código para certas funções básicas, para que os programadores não precisem escrevê-las do zero. Especificamente, o estudo do IEEE e vários especialistas apontaram para a biblioteca Keras e o TensorFlow, por meio dos quais os programadores que usam IA podem trabalhar com redes neurais.

Blake Sutton, engenheiro elétrico sênior, disse ao TechRepublic:

"Muitas vezes, na programação, você está tentando alcançar algo que outra pessoa no mundo já resolveu. Em vez de escrever todo esse código do zero, você pode usar a ‘biblioteca’ de outra pessoa. Este é um pacote de códigos relacionado à solução de um problema específico. Alguém escreve a ‘biblioteca’ de código e escreve um documento explicando como como usá-la. Depois, tudo o que você precisa fazer é alimentar suas entradas (inputs) na biblioteca e obter a saída (output) desejada, sem ter que se preocupar com toda a complexidade intermediária."

Assim, a comunidade Python é enriquecida por pessoas que constroem bibliotecas de código Python que ampliam a funcionalidade da linguagem para executar tarefas diferentes, de acordo com a cientista de dados do Stack Overflow, Julia Silge.

Silge disse:

"Essas bibliotecas podem ser disponibilizadas para outras pessoas através do sistema de gerenciamento de pacotes do Python. O principal índice de pacotes Python passou de 200.000 pacotes; pense em cada um deles como um pacote de código que uma pessoa ou grupo escreveu e disponibilizou gratuitamente para a comunidade Python. A biblioteca Keras é apenas um desses pacotes, focado em deep learning. O TensorFlow e os desenvolvedores fora do ecossistema Python também usam essas estruturas de deep learning por meio da interoperabilidade do Python."

Muito além da IA

Além da Keras, outras bibliotecas contribuem para a popularidade e eficácia do Python, incluindo muitas fora do campo da inteligência artificial.

O’Harney disse:

"Embora a biblioteca Keras seja realmente muito popular, o uso potencial do Python ultrapassa em muito a comunidade de inteligência artificial. Além das bibliotecas de IA, existem bibliotecas mais amplas, como Numpy e Pandas, que podem ser usadas em várias disciplinas matemáticas e estatísticas (ciência de dados) – desde a geração e análise de relatórios de vendas até simulações teóricas da física. Também possui excelentes bibliotecas para aplicações como desenvolvimento web e criação de pequenos pedaços de código, chamados de scripts, que executam inúmeras tarefas úteis."

Por fim, outras linguagens fortes citadas por especialistas contatados pelo TechRepublic incluem o Go (do Google), Ruby on Rails, a linguagem R e, é claro, algumas mais famosas como Java, C e C++. Portanto, saiba que a melhor linguagem sempre será a mais adequada para sua tarefa. Porém, o Python ainda se mantém por vários motivos, incluindo sua enorme coleção de bibliotecas.

Neste artigo, você viu por que o Python é considerado a melhor linguagem de programação à frente do JavaScript e do C++.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: