sábado, 1 de junho de 2019

Profissionais de TI correm o risco de serem substituídos por um algoritmo?

Profissionais de TI correm o risco de serem substituídos por um algoritmo?
Profissionais de TI correm o risco de serem substituídos por um algoritmo?
Na guerra entre máquinas e a humanidade, as máquinas têm prevalecido. Já é ruim o bastante que os computadores agora possam nos vencer no xadrez, no Jeopardy e no Go. Os algoritmos baseados em inteligência artificial agora estão lidando com empregos que antes eram considerados exclusivos de bípedes vivos e respiradores. Isso inclui médicos, advogados, professores e, sim, profissionais de TI.

A McKinsey estima que cerca de metade de todas as atividades de trabalho poderiam ser automatizadas usando a tecnologia de hoje, e que até 30% dos trabalhadores globais poderiam ser deslocados até 2030. Os empregos de outros milhões serão alterados para sempre pela IA.

Mas a automação também criará novos papéis e oportunidades que não existiam antes. Se esses novos empregos serão suficientes para substituir os que se tornaram obsoletos, é uma questão em aberto.

Você corre o risco de ser substituído por um algoritmo? Se sim, o que você pode fazer a respeito? Aqui está o que você precisa saber sobre o nosso glorioso futuro robótico.

Aceite este trabalho e codifique-o

Como em praticamente todos os setores, os trabalhos em TI que serão automatizados primeiro, envolvem trabalhos repetitivos e muitas vezes manuais que não exigem muito critério humano, observa Keith Strier, líder consultivo global e da América para AI na consultoria EY.

“Se você é um administrador de sistemas, ou aquele suporte técnico, ou aquele em segurança cibernética, mas seu principal trabalho é procurar por determinados sinais e indicadores, seus empregos estão em disputa”, diz ele.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford e da Kellogg School of Management da Universidade Northwestern, os administradores de bancos de dados têm uma chance de 39% de ter seus trabalhos automatizados. Se você é um técnico em operações de TI, esse número sobe para 78%.

Esses números também variam dependendo de onde você mora, diz o Dr. Hyejin Youn, professor assistente de administração e organizações da Kellogg. Quanto menor a cidade, maior a probabilidade do seu trabalho ser ocupado por uma máquina.

“Ainda haverá uma necessidade de humanos na ocupação, mas as tarefas vão mudar, e o número de pessoas que farão isso será muito menor”.

Como a TI é continuamente solicitada a fazer mais a cada ano, geralmente sem um grande aumento no orçamento, Strier diz que os departamentos de TI estão mais propensos a transferir os funcionários para tarefas mais avançadas e usar a automação para preencher as lacunas.

“É menos sobre deixar as pessoas irem, e mais sobre a contratação reduzida”, diz ele. “Duplicar a capacidade sem dobrar o número de funcionários parece ser uma maneira cada vez mais popular de olhar para as economias criadas pela automação”.

Mas o que está mudando são os tipos de tarefas que podem ser automatizadas, observa Forrest Brazeal, arquiteto sênior de nuvem da Trek10, uma consultoria em nuvem. Em um ensaio amplamente divulgado intitulado “The Creeping IT Apocalypse”, Brazeal escreveu sobre a dizimação silenciosa de empregos de TI, de nível médio e baixo, provocada pelo crescimento dos serviços em nuvem e da inteligência artificial.

Embora a perda de empregos através da automação tenha sido um subproduto do avanço tecnológico desde a revolução industrial, Brazeal diz que desta vez é diferente.

“Esta é uma mudança radical”, diz ele. “Áreas inteiras serão eliminadas. Haverá muito menos necessidade de chamar administradores de sistemas Windows, DBAs e engenheiros de rede. Isso é o que muita gente está perdendo, e é isso que quero dizer quando falo sobre o ‘apocalipse arrepiante’”.

Alexa, escreva-me uma aplicação
Um dos trabalhos de alto nível que a IA em breve assumirá é escrever código. Na verdade, a busca pela automação da programação já está em andamento.

Em 2017, o projeto de pesquisa AutoML do Google demonstrou que poderia gerar um software de aprendizado de máquina que, às vezes, é mais preciso do que programas similares escritos por humanos. Agora está disponível como um serviço baseado em nuvem, que permite aos desenvolvedores com experiência limitada em aprendizado de máquina treinar modelos ML.

No ano passado, cientistas da computação na Universidade Rice descobriram a BAYOU, uma aplicação de IA que usa o “Neural Sketch Learning” para gerar código. Depois de estudar 100 milhões de linhas de Java no GitHub, a ferramenta financiada pelo DARPA é capaz de reconhecer padrões de alto nível em programas e recriar outros semelhantes sob demanda. Insira algumas palavras-chave para informar ao BAYOU o tipo de programa que você deseja criar, e ele irá gerar código Java para se encaixar no perfil.

Os serviços de automação de desenvolvimento App Sync e Amplify “low-code/no-code” (baixo código/sem código) da AWS são outro exemplo disso, diz Brazeal.

“A ideia é tirar a maior parte do trabalho da criação de um back end tradicional, para que você possa transformá-lo e fazer com que isso aconteça automaticamente com apenas algumas linhas de configuração”, diz ele.

Uma vez que está no lugar, ele acrescenta, você eliminou toda uma classe de desenvolvedores de software. E a inscrição para muitos dos demais está claramente na parede.

“Estamos começando a ver o início da ‘programação de conversação’ – a capacidade de criar serviços dizendo ‘Alexa, pegue esses componentes e coloque-os juntos para me dar um aplicativo’”, diz ele. “Ainda não chegamos lá, mas é algo para ficar de olho”.

Pessoas primeiro?

Quando os executivos falam sobre automação, eles invariavelmente dizem que aliviar os funcionários de TI de tarefas chatas e repetitivas os libera para assumir papéis e responsabilidades mais estratégicos. Mas quando você pergunta como serão essas novas funções e como os funcionários farão essa transição, você tende a obter um olhar vazio.

O fato é que poucas organizações sequer pensaram sobre isso, diz Strier. “A maioria desses projetos está sendo defendida por um executivo de nível médio que recebeu instruções para reduzir despesas gerais ou melhorar o atendimento ao cliente ou qualquer outra meta”, diz ele. “Eles não foram capacitados a se preocupar com o futuro de sua força de trabalho. Para eles, essa é uma questão de RH. Eles realmente acreditam que a automação liberará sua força de trabalho para fazer coisas mais importantes, mas ninguém faz o trabalho de descobrir o que é”.

Strier diz que tem um cliente, uma grande empresa de telecomunicações, que pensou nas implicações de como a automação mudará o que seus funcionários fazem. Essa empresa foi forçada a abordar essas questões porque era fortemente sindicalizada.

“Isso permitiu que eles dissessem aos sindicatos: ‘veja, nós identificamos classificações de trabalho que serão mais profundamente impactadas nos próximos três anos. Podemos notificar esses funcionários e oferecer a eles uma oportunidade de pensar em uma requalificação profissional’”. ele diz. “É melhor do que receber uma carta na segunda-feira dizendo: ‘estamos fechando o seu departamento’”.

Implementar esse tipo de mudança organizacional ampla não é uma tarefa trivial, diz Stanton Jones, diretor de pesquisa da ISG, empresa de consultoria em tecnologia e pesquisa.

“A visão que muitas empresas têm é que eles vão pegar 30% das tarefas das pessoas e redirecioná-las para algo mais importante”, diz Jones. “Mas fazer isso com centenas ou milhares de pessoas é realmente um trabalho árduo. Não estou dizendo que isso não pode ser feito – um pequeno número de empresas está realmente repensando como suas organizações podem ser administradas –, mas isso exige que elas coloquem as pessoas à frente de suas economias de custos e metas de produtividade. Isso é muito raro”.

Aumentada, não substituída

É um artigo de fé que, como os empregos continuam obsoletos pela automação, novos papéis surgirão para substituí-los. E assim acontece com a inteligência artificial, que mudará dramaticamente os empregos atuais e criará novos que ainda não existem, observa Erik Brown, diretor sênior na área de tecnologia da West Monroe Partners.

“Em alguns anos, será difícil encontrar um emprego que não seja ampliado pela IA”, diz ele. “Pense em serviços financeiros e detecção de fraudes, ou exposição a riscos em investimentos. A IA será usada por empresas de serviços públicos, para prever como o clima afetará a demanda de energia, e por empresas de seguro, para processar reclamações. Haverá muitos empregos em educação, ensinando as pessoas a usar seus conhecimentos de negócios para treinar algoritmos”.

Da mesma forma, Brown acrescenta que trabalhos de engenharia de rede podem evoluir para funções que usam IA para gerenciar centros de dados com mais eficiência, como o Google fez com os algoritmos DeepMind, desenvolvido para derrotar um campeão humano no jogo chinês Go.

Uma das maiores fontes de novos empregos será incorporar a IA ao hardware, como robôs ou veículos autônomos, diz Strier.

“A integração desse software e hardware é muito complexa e não acontecerá sozinha”, diz ele. “Então, embora você possa ter usado inteligência artificial para escrever parte do software, os humanos precisarão fazer a integração, a modelagem e o teste dessas configurações complexas de hardware/software”.

Novos papéis emergentes, como os cientistas de dados de ITops, os arquitetos de AIOps e os projetistas de caminho de automação, serão criados como resultado da automação conduzida pela IA, diz Will Cappelli, CTO da EMEA na Moogsoft.

“O lado humano da TI terá de mudar da observação para a análise, e é por isso que os profissionais nessas posições futuras precisarão de habilidades envolvendo matemática e um entendimento completo de como os sistemas modernos de TI se comportam”, acrescenta.

No nível executivo, as empresas que usam a onda de inteligência artificial pretendem contratar executivos experientes em dados, que combinam habilidades empresariais e conhecimento analítico, diz Scott Snyder, sócio da Heidrick & Struggles, uma empresa de consultoria e pesquisa de executivos.

“Colocamos muitos cargos de liderança como chefe de IA e diretor de dados”, diz Snyder. “Sempre procuramos pessoas com históricos intensivos de dados que possam enxertar essas habilidades com conhecimento institucional ou funcional, como RH, jurídico ou cadeia de fornecimento”.

Novos empregos admiráveis

A IA também deve gerar uma série de outros trabalhos pouco visíveis no futuro, diz Amber Bouchard, diretora de aquisição de talentos da Maven Wave, empresa de consultoria em transformação digital.

Um desses papéis poderia ser “cientista de dados do cidadão”, diz ela. Tal funcionário analisaria dados e extrairia insights, mas sem a necessidade de um grau avançado em estatística – como um analista de negócios com esteróides.

Outro novo papel seria “especialista em garantia de IA neutra”, um codificador mestre que pode detectar algoritmos potencialmente tendenciosos em modelos complexos de aprendizado de máquina. E assim que os impactos da IA começarem a ser sentidos, as empresas também poderiam querer que um chefe de ética supervisionasse as implicações morais da aprendizagem de máquina e da IA no local de trabalho.

“As organizações precisarão de uma pessoa que possa fazer parceria com executivos de RH, gerentes seniores e executivos de C-level para supervisionar as implementações dessas novas tecnologias”, diz Bouchard. “Alguém terá que erguer muros virtuais e ajudar as organizações a navegar pelas águas do avanço tecnológico”.

Ela acrescenta que permanecerão dezenas de milhões de empregos que não podem ser facilmente automatizados.

“Há muitos empregos suscetíveis à automação”, diz Bouchard. “Há tantos empregos, especialmente dentro de empresas como a nossa, que exigem julgamento, habilidades sociais e capacidades humanas difíceis de automatizar, que a IA não pode eliminar”.

Domadores de robô

Enquanto isso, os profissionais de TI, preocupados com a possibilidade de serem substituídos por robôs, devem pensar seriamente em diversificar seus conjuntos de habilidades e pensar em se tornar engenheiros completos, diz Jones, do ISG.

“As pessoas que podem gerenciar tudo, desde o servidor da web até o middleware, o sistema operacional e até mesmo a camada de máquinas virtuais estão em grande demanda”, diz Jones. “As organizações não conseguem encontrar essas pessoas com rapidez suficiente. Mas se você está preso a um único conjunto de tecnologias, isso será problemático”.

Empregos que consistem em “trabalho pesado indiferenciado” são sempre os primeiros a desaparecer, acrescenta Brazeal. Quanto mais genéricas as tarefas executadas por dia, maior a probabilidade de você ser substituído pelo código. Desenvolver expertise em áreas que agregam valor à empresa é a melhor maneira de garantir a segurança no emprego.

E, embora você não precise se tornar um especialista em IA, a profunda familiaridade com as soluções de inteligência artificial disponíveis será cada vez mais necessária.“Os conjuntos de habilidades que o departamento de tecnologia precisará para permanecer relevante não estão construindo sistemas de inteligência artificial”, diz Strier. “Eles precisarão ser especialistas nas diferentes soluções da área, no uso estratégico dessa tecnologia e em como integrar serviços de inteligência artificial terceirizados em suas operações”.

Em outras palavras, acrescenta ele, os profissionais de tecnologia não precisam necessariamente saber como construir um algoritmo de reconhecimento facial, mas precisarão saber como escolher o caminho certo para sua empresa.

Isso é algo que os robôs não podem fazer... ainda.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: