sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Sistema de inteligência artificial é usado para prever crimes na Itália

Sistema de inteligência artificial é usado para prever crimes na Itália
Sistema de inteligência artificial é usado para prever crimes na Itália
Uma cidade na Itália está recorrendo à tecnologia para combater o crime, mais precisamente algo que parece ter saído de algum conto de ficção científica pensado por Philip K. Dick. Em Nápoles, um policial criou um software de inteligência artificial que, na teoria, consegue prever crimes e o batizou de X-Law. As informações são da BBC. 

Ao jornal La Repubblica, Elia Lombardo, criador da tecnologia, contou que trabalhou no sistema por 20 anos. Em resumo, a ferramenta é alimentada com informações sobre crimes que já aconteceram. A cada meia hora, o sistema envia, então, um alerta sobre onde é mais provável que ocorra um delito nas duas horas seguintes. Assim, a polícia consegue atuar de forma preventiva.

Foi usando o X-Law que a polícia prendeu um homem de 55 anos em Mestre, a 8 km de Veneza. Era madrugada quando um porteiro do bar de um hotel alertou a polícia sobre um homem que entrou no edifício após arrombar uma porta de vidro. O potencial ladrão se dirigia para o caixa para roubar o dinheiro quando se deu conta de que havia sido descoberto e tentou fugir. Entretanto, a polícia já o esperava na saída. Isso porque a ferramenta havia informado os policiais de que havia grandes chances de um crime assim ser cometido naquela região entre as 3h e 4h da madrugada de sexta-feira. 

Lombardo explicou que o algoritmo aprende com os padrões no comportamento da cidade e do comércio, algo também aprendido de forma empírica pelos criminosos, que tendem a conhecer os horários que as empresas e lojas fecham, por exemplo. 

Além de "prevenir" crimes, o criador do X-Law também disse que o sistema consegue otimizar o trabalho dos policiais, direcionando-os para áreas onde há maior probabilidade de acontecer um furto. Segundo a reportagem da BBC, o X-law já foi testado em Nápoles e nas províncias de Prato e de Veneza e a expectativa é que ele seja desdobrado em mais cidades da Itália.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: