quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Bolsonaro confirma Marcos Pontes como Ministro da Ciência e Tecnologia.

Bolsonaro confirma Marco Pontes como Ministro da Ciência e Tecnologia.
Bolsonaro confirma Marco Pontes como Ministro da Ciência e Tecnologia.
Em sua página no Facebook, o presidente eleito Jair Bolsonaro declarou que escolheu o astronauta brasileiro Marcos Pontes como o novo ministro de ciência e tecnologia, a partir de 2019. 

Marcos Cesar Pontes nasceu em Bauru, 11 de março de 1963, é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva.

Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006 partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Desde 2011, atua como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

Formação

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, em 1980. Em 1984, recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em 1989, iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998, obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia. Possui ainda bacharel em administração pública pela Academia da Força Aérea Pirassununga.

Foi agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional.

Como piloto da FAB, tem quase 2 000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, entre elas F-15, F-16, F-18 e MIG-29.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: