sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Google lança site que permite treinar inteligência artificial pelo navegador.

Google lança site que permite treinar inteligência artificial pelo navegador.
Google lança site que permite treinar inteligência artificial pelo navegador.
A inteligência artificial já está presente em quase todo canto da sociedade moderna, como em assistentes por comandos de voz que conversam com o usuário no PC ou no celular. Mas você sabe como uma máquina "aprende" a reconhecer o linguajar humano como se fosse uma pessoa?

O Google anunciou nesta semana o lançamento uma ferramenta que permite justamente isso: que qualquer pessoa treine uma inteligência artificial, usando nada mais do que um navegador e um PC com câmera. Trata-se do Teachable Machine, sistema que pode ser acessado a partir de qualquer browser clicando aqui.

A Teachable Machine é uma interface que permite treinar uma inteligência artificial a reconhecer imagens. Usando a câmera do PC, você dá à máquina 30 exemplos de uma determinada informação. Por exemplo: "esta é a palma da minha mão".

Você insere no sistema 30 fotos mostrando a palma da sua mão erguida e relaciona essa informação aos botões verde, roxo ou laranja. Assim, a máquina vai conseguir identificar quando você está com a mão erguida e vai mostrar um GIF que responde a essa informação.

Em seguida, ensine outras coisas, como a imagem de sua mão abaixada, e relacione a outro botão colorido. Coloque lá uma terceira informação, como a imagem de uma careta, e relacione à terceira opção. Agora, cada vez que ela identificar uma das imagens que você inseriu, ela vai responder uma maneira diferente, mostrando um GIF de um gato, cachorro ou coelho, por exemplo.

Pronto: você acaba de ensinar uma inteligência artificial o que é uma mão erguida, abaixada e uma careta. A máquina compreende e responde da maneira como foi treinada para responder, basicamente como o cérebro humano. É possível ensinar outras informações ou treinar o sistema para reagir de diferentes formas, como com sons ou voz.

Dá para ensinar, por exemplo, a máquina do Google a reconhecer diferentes frutas, objetos ou até mesmo quadros. Trata-se de uma versão bem rudimentar da tecnologia que o Google já usa no aplicativo Fotos, por exemplo, ou em seu sistema de buscas por imagens e texto.

Vale destacar também que o Teachable Machine não possui capacidade de reconhecimento facial. Portanto, não adianta tentar treiná-lo para diferenciar dois rostos, por exemplo. O sistema é capaz de aprender apenas fatores um pouco mais objetivos, como formato e cor de um objeto.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: