terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Analista de sistemas cria robô para diminuir mortes por 'falência múltipla de órgãos'.

Analista de sistemas cria robô para diminuir mortes por 'falência múltipla de órgãos'.
Analista de sistemas cria robô para diminuir mortes por 'falência múltipla de órgãos'.
A perda de sua filha recém-nascida para a ‘septicemia’, ou ‘falência múltipla de órgãos’, fez com que o analista de sistemas Jacson Fressato deixasse o emprego e se dedicasse integralmente a criar um robô, com o mesmo nome da menina, Laura, que ajudasse a impedir que outros pacientes tivessem a mesma doença que ela. Neste mês de fevereiro, ele vem a Cuiabá para fazer uma palestra gratuita sobre o tema para profissionais da área da saúde, hospitais filantrópicos e particulares, mostrando que é possível combater as mortes por sepse.

A palestra acontece no dia sete de fevereiro, terça-feira, no auditório do Hospital de Câncer de Cuiabá, e tem vagas limitadas. O robô ‘Laura’ foi desenvolvido após nove meses de trabalho voluntário de Jackson no hospital em que a filha faleceu, enquanto ele procurava um culpado por sua morte. 

Assim, o analista criou um sistema capaz de diagnosticar a sepse por meio de tecnologia cognitiva. Ou seja, “o software tem a capacidade de aprender analisando, entendendo e até conversando com áreas operacionais de todos os hospitais”. Ao receber os dados de pacientes antigos e o protocolo de diagnóstico da síndrome, o robô é capaz de alertar a equipe médica que, logo, começa o tratamento antes que a doença se agrave. 

Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), a sepse é o responsável por 25% da ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Brasil, além de uma das principais causas de morte nas UTIs. A taxa de mortalidade da infecção é de 65% dos casos no Brasil, enquanto em todo o mundo o nível máximo é de 40%. 

A doença atinge, hoje, 2,5 milhões de brasileiros por ano, e destes 250 mil acabaram morrendo. Para Jackson, o sonho de Laura é que em 2020 a mortalidade para a doença no Brasil seja de 5% até 2020 e, para isso, a ideia é que o robô Laura seja disponibilizado a todos os hospitais filantrópicos e privados do país.

Serviço

Apresentação do Robô Laura em Mato Grosso
Quando: dia 07 de fevereiro, às 19:30 horas
Onde: Auditório do Hospital de Câncer de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 5500 - Morada da Serra, Cuiabá




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: