quinta-feira, 28 de julho de 2016

Brasil demitiu mais do que contratou em TI.

Brasil demitiu mais do que contratou em TI.
Brasil demitiu mais do que contratou em TI.
Em 2015, as empresas brasileiras mais demitiram do que contrataram mão de obra na área de TI. Os dados são do Censo de TI 2015, pesquisa realizada pela Assespro Nacional, em parceria com a Federação Iberoamericana de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicações (Aleti), para a qual foram consultadas 950 empresas de 23 países, em quatro continentes.

O relatório mostra que as contratações feitas foram apenas para repor mão de obra. Na região latino-americana, em média, 28% das organizações não variaram na força de trabalho e outras 15% tiveram um incremento de até 10% no total de empregados. No Brasil, que sofre um déficit de profissionais qualificados, 31% das empresas registraram mais demissões do que contratações e mais 30% ficaram estáveis nesse quesito.

Na América Latina, 57% das empresas participantes do levantamento contrataram até oito funcionários, enquanto 12% não aumentaram o quadro de empregados. No Brasil, 58% dos entrevistados contrataram até oito pessoas, enquanto que 15% não fizeram uma aquisição sequer no mercado de trabalho. O estudo completo do Censo TI 2015, pode ser acessado aqui.

Dados da Softex - Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro - revelam que o Brasil pode ter um déficit de até 408 mil profissionais de TI até 2020. Já a organização Code.org prevê que, no mesmo período, 1,4 milhão de vagas sejam abertas em todo o mundo, mas apenas 400 mil delas serão preenchidas. O Congresso Mundial de Tecnologia da Informação -o WCIT 2016, que pela primeira vez acontece no Brasil, de 03 a 05 de outubro, em Brasília, vai debater as oportunidades da Era Digital, entre elas, um novo mercado de trabalho




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: