terça-feira, 24 de novembro de 2015

Conheça Elon Musk: De nerd excluído na infância a bilionário no mundo da Tecnologia.

Conheça Elon Musk: De nerd excluído na infância a bilionário no mundo da Tecnologia.
Conheça Elon Musk: De nerd excluído na infância a bilionário no mundo da Tecnologia.
Elon Musk tinha um sonho: criar as condições para que a humanidade pudesse viver em Marte. Antes, porém, já havia feito fortuna na internet. Depois, ganhou ainda mais dinheiro com uma empresa de carros elétricos e... foguetes espaciais.

Nascido na África do Sul em 1971, o precoce Musk ganhou seu primeiro computador aos 10 anos e, aos 12, vendeu a uma revista, por U$ 500, o código de um jogo de videogame que ele criou para o sistema Basic -então o principal na computação. Na escola, no entanto, recebeu o tratamento geralmente destinado àqueles com sinais de genialidade: sofreu bullying tão severo que uma vez chegou a ser espancado até desmaiar.

Mas Musk não se abalou e, aos 18 anos, mudou-se para o Canadá, onde nasceu sua mãe e no qual estudou na Queen´s University. Após dois anos, chegou aos Estados Unidos para cursar física e economia na Universidade da Pensilvânia, uma das mais renomadas do mundo.

Enfim, chegou à Universidade de Stanford, de onde saíram alguns dos principais nomes do Vale do Silício, como Larry Page e Sergey Brin, criadores do Google. Musk ficou apenas dois dias, trocando o tempo de estudo pelo mundo do empreendedorismo.

Em 1995, aos 24 anos, fundou com o irmão a ZIP2, empresa que funcionava como uma espécie de guia de cidades para a indústria de jornais impressos, e que foi vendida quatro anos depois para a gigante da computação Compaq. No negócio, Musk embolsou meros U$ 22 milhões, pouco para as cifras bilionárias do mundo digital, mas o suficiente para os próximos passos do empreendedor.

Com parte do dinheiro, Musk fundou em 1999 a X.com, empresa de serviços financeiros pela internet. No ano seguinte, e empresa se fundiu com a Confinity, que tinha um serviço incipiente de transferência online de dinheiro: o Pay Pal. A venda da companhia ao eBay, em 2002, rendeu ao empreendedor U$ 165 milhões.

Em 2001, no entanto, Musk já estava com a cabeça em outro lugar. Foi nesse ano que lançou o projeto "Mars Oasis", cujo objetivo era colocar uma estufa em Marte e nela cultivar frutas e verduras, num primeiro passo para a colonização humana do planeta.

Depois de várias tentativas frustradas de comprar foguetes usados na Rússia, Musk decidiu criar ele mesmo uma empresa que pudesse fazer equipamentos aeroespaciais baratos. Surge, assim, a SpaceX, cujo objetivo de longo prazo é nada menos do que criar um ambiente propício a viagens corriqueiras ao espaço.

Musk investiu U$ 100 milhões do próprio bolso no negócio. Em 2009, a empresa lançou o primeiro foguete privado a colocar um satélite no espaço. Em 2012, a SpaceX começou sua parceria com o projeto da Estação Espacial Internacional, participando no transporte de cargas. Atualmente, a companhia é a maior fabricante privada de foguetes no mundo.

Paralelamente a seus sonhos espaciais, Musk alimentava outro: um mundo movido à energia elétrica. Em 2008, ele adquiriu a Tesla, uma incipiente produtora de carros elétricos. Sob sua direção, a empresa passou a fazer tanto veículos populares quanto de luxo, ao mesmo tempo em que também vendia sua tecnologia para outros fabricantes, como a Mercedes Benz. Seu perfil inovador lhe rendeu comparações até mesmo com Henry Ford.

Segundo a revista Forbes, hoje Musk é um homem de U$ 11 bilhões de dólares. Seu espírito inovador e sua fortuna talvez expliquem uma de suas mais ousadas jogadas. Em 2014, o empreendedor abriu todos os segredos tecnológicos da Tesla para que eles fossem usados por qualquer um. O objetivo, segundo ele, é acelerar o passo do desenvolvimento científico.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: