Que características dos profissionais de TI encantam recrutadores? |
Mesmo com o turbulento período de crise e a recessão que o País
atravessa, alguns setores continuam mantendo índices satisfatórios de
contratação. O mercado de TI é uma das áreas que segue aquecida e
operando intensamente.
As vagas da área de TI sempre foram motivo de debates, visto que esse
setor no Brasil já sofreu muito com os gaps nas contratações. A demanda
sempre foi alta e a mão de obra não cobria a procura. Faltavam
profissionais qualificados para vagas não tão comuns. Há não muito
tempo, acompanhamos até a migração de mão de obra de fora do País para
suprir essa necessidade.
Com o passar dos anos e com a aceleração do ensino e preparo de
profissionais especializados, o cenário vem adquirindo uma nova
perspectiva – bem mais otimista que em outros setores. As empresas de
tecnologia que desembarcam no Brasil, ou até mesmo as nacionais, já
possuem em seu comando profissionais com excelente formação e
experiência. Porém, mais do que um bom curso preparatório, vivência na
área, fluência em outras línguas e um bom currículo, o profissional de
TI deve apresentar características que transcendam a todos esses
requisitos, tais como:
1. Conhecimento. Entre as características que nós
buscamos nesses profissionais está a paixão pela tecnologia e a
constante sede de aprendizado e conhecimento. Pode parecer óbvio, mas um
candidato que sabe demonstrar que tem conhecimento e expertise para
aplicá-lo, já no momento da entrevista, pode ganhar alguns pontos em
relação aos seus concorrentes.
2. Domínio sobre o negócio. Mais do que o
conhecimento de suas funções específicas, as empresas desejam
profissionais cada vez mais conscientes sobre o negócio da companhia.
Por isso, é interessante que os candidatos possuam domínio sobre a
organização como um todo, e não apenas no que diz respeito à sua área.
Integrar as áreas da empresa pode agilizar a entrega dos projetos, o que
é um ponto positivo ao profissional.
3. Comunicação. Outra característica importante é
ter alta capacidade de comunicação. Uma boa comunicação no momento da
entrevista é imprescindível, e também pode ser a chance para o sucesso e
crescimento dentro da empresa, já que o profissional poderá atuar em
parceria com outras lideranças. Ruídos podem comprometer projetos e
acarretar danos difíceis de reverter.
4. Ser o administrador das mudanças. A tecnologia é o
campo da transformação e, por isso, os processos da área de TI mudam
com frequência. Quem atua nessa área deve estar preparado para
administrar as mudanças que acontecem com o dia a dia. Ser ousado e
propor alterações na rota também são sinais de que o profissional pensa
além, e pode auxiliar no crescimento da empresa.
5. Ser o rei do Big Data. Big Data é um dos assuntos
mais comentados nos últimos tempos. Um profissional com formação e
estratégia para administrar e analisar os dados de uma empresa ou
mercado se sobressai em relação aos demais aspirantes à vaga. A formação
no conceito sobre o tema deve ser exemplar, e a experiência em
governança de dados, imprescindível.
6. Poder de decisão. Mais do que uma boa formação
acadêmica, o profissional deve apresentar forte poder de resolução e
controle. Uma visão ampla sobre o negócio ajudará exatamente na tomada
de decisões, que terão muito mais chances de serem assertivas.
7. Relacionamento. Não é somente o que o
profissional diz sobre si mesmo que levamos em consideração. O que o
mercado diz sobre sua trajetória profissional pode traduzir quem o
candidato é ajudando o recrutador a definir os traços de sua
personalidade e comportamento. Por isso, manter um bom relacionamento é
de extrema importância, e, portanto, essa é uma característica muito
valorizada nesse profissional.
8. Inovação. O novo perfil do profissional de TI
pede uma pessoa muito mais arrojada, pouco presa às estruturas
conhecidas dentro desse setor. Ele deve possuir visão empreendedora,
criando novos portfólios de serviços para a empresa e melhorando os
serviços já ofertados. Inovação deve sair do papel e ir para a prática
na mão desse profissional. Para isso, o domínio da equipe é também
fundamental.
Fonte: Computerworld