segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Conheça alguns dos programadores mais importantes da história.

Da esquerda para direita: Grace Hopper, James Gosling, Rasmus Lerdorf, Dennis Ritchie e Guido Van Russum.
Responsáveis por serviços que nem imaginávamos que existiriam há alguns anos, alguns programadores mesmo nos bastidores foram os grandes protagonistas do que a tecnologia é hoje. Quer conhecer um pouco mais alguns dos profissionais mais importantes e influentes da história relativamente recente? Confira a lista.

Grace Murray Hopper Falecida em 1996, aos 85 anos, esta analista de sistemas da marinha norte-americana foi a responsável por criar o primeiro compilador para uma linguagem de programação, ainda na década de 50. Seu trabalho como consultora técnica e programadora também foi essencial para a finalização do COBOL. Em um mercado majoritariamente masculino, venceu barreiras e se destacando e inspirando muitas outras jovens. Certa vez, em um evento, foi surpreendida por uma garota que relatou se interessar pelo estudo da linguagem por admirar o trabalho de Grace.

James Gosling O programador canadense de 59 anos é o pai da linguagem de programação Java, tida como uma das mais populares (se não a mais) atualmente. Ele conta que para criá-la, a ideia era desenvolver um projeto que fosse simples e familiar, mas ao mesmo tempo robusto, portátil e dinâmico, oferecendo alto desempenho. A linguagem tem influência do C e do C++, e é base para o SDK e, consequentemente, para muitos apps do Android.

Rasmus Lerdorf De uma época não tão distante, Lerdorf é conhecido por ser o criador do PHP, que lançou em 1994. Nascido na Groenlândia, o programador criou uma linguagem já instalada no código de algumas centenas de milhões de sites (82%, na contagem da W3C), incluindo Facebook, Wikipédia, Twitter e alguns gigantes chineses, como Baidu e QQ.

Dennis Ritchie Falecido em 2011, aos 70 anos, o programador criou a linguagem de programação C, entre 1968 e 1973. Uma das mais utilizadas até hoje, ela influenciou o C++ (do Windows), o Java (usado em aplicações do Android), o C#, o JavaScript, o Python e o Objective-C e o Swift, dos sistemas da Apple.

Guido van Rossum O holandês van Rossum é o responsável pela Python, uma das linguagens de programação influenciadas pela Perl. Com foco na “legibilidade do código”, é dona de uma sintaxe que permite aos desenvolvedores criarem com menos linhas. Apesar de mais nova que C e Java, ela já influenciou até mesmo JavaScript e Swift.     




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: