quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Copa Rio Info de Algoritmos testa nova tecnologia nacional.

Copa Rio Info de Algoritmos testa nova tecnologia nacional.
Copa Rio Info de Algoritmos testa nova tecnologia nacional.
Estudantes do ensino médio de todo o Brasil que cursam disciplinas relacionadas a algoritmos ou programação de computadores e têm até 21 anos, já podem organizar uma equipe e se inscreverem na Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA). As três melhores escolas selecionadas serão convidadas a virem ao Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas, para participarem em setembro do Rio Info, principal encontro de Tecnologia e Negócios do país.

A competição será dividida em duas etapas: a primeira realizada simultaneamente em todo o país no dia 14 de agosto selecionará as três equipes com melhores desempenhos. Cada uma destas equipes, com três alunos e um professor responsável, terão suas despesas custeadas para, no dia 17 de setembro, participar da grande final durante o Rio Info 2015. Os prêmios oferecidos aos participantes das equipes finalistas incluem, além das despesas de viagem, troféus, medalhas e tablets da Kobo.

Este ano, a etapa final da competição contará com uma grande novidade. Os competidores realizarão as provas por meio das ferramentas PortugolStudio, ambiente de desenvolvimento gratuito projetado por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que permite a criação e a execução de programas escritos em Portugol (linguagem de programação), e da Run.Codes, um sistema de submissão e correção automática de exercícios de programação.

Segundo o coordenador da atividade, Diretor da Riosoft e vice-presidente do TI Rio, John Forman, as duas ferramentas serão usadas de forma integrada pela primeira vez durante o Rio Info, com objetivo de automatizar o processo de avaliação dos competidores do CRIA. “Vamos experimentar as ferramentas, buscando aperfeiçoar o processo de correção e ampliar a quantidade de equipes inscritas. A ideia é adotar a metodologia também nas etapas nacionais a partir do próximo ano”.

A disputa é promovida pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio) e pela Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), com o apoio da Riosoft, Hostnet, Kobo, Univali e Run.Codes. O principal objetivo é revelar talentos e estimular o interesse dos jovens pela informática e, deste modo contribuir para suprir a enorme demanda de mão de obra qualificada existente no mercado de TI no país. Em 2014 a competição mobilizou onze estados brasileiros, com 53 instituições inscritas. O Cefet/MG foi vencedor da última edição. Conheça a programação completa do Rio Info 2015 e saiba como participar e acompanhar esta disputa e  outros eventos.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: