segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Acadêmicos de Sistemas de Informação vencem Copa do Mundo de Tecnologia da Informação.

Acadêmicos de Sistemas de Informação vencem a Copa do Mundo de Tecnologia da Informação.
.Bianca Letti e Daniel Tsuha vieram do curso de Sistemas de Informação.
Uma equipe de estudantes brasileiros inventou um software que cria roupas personalizadas de forma automática para todo tipo de corpo. O serviço foi escolhido o vencedor da Copa do Mundo da Computação em Seattle, nos Estados Unidos, na última sexta-feira (31).

A premiação foi entregue por Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft, que promove a Imagine Cup. Além dos US$ 50 mil em dinheiro, a equipe ganhou a participação de um processo de aconselhamento, que inclui uma mentoria com o principal executivo da dona do Windows.

Os integrantes do time eFitFashion levaram a união entre tecnologia e moda da universidade para a competição. Bianca Letti, de 21 anos, e Daniel Tsuha, de 25 anos, saíram das cadeiras do curso de Sistemas de Informação e Juliana Pirani, de 26 anos, das aulas de moda. Até serem premiados pela Microsoft, os alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a USP Leste, passaram três anos trabalhando no projeto. O projeto recebeu o auxílio dos professores Isabel Italiano e Luciano Araújo.
 
Chamado de “Clothes for me”, o sistema busca solucionar um problema que qualquer um que comprou roupas, principalmente pela internet, já deve ter experimentado, diz Pirani. Nenhuma peça se ajusta ao corpo perfeitamente. “É uma coisa que a gente brinca muito porque, quando começa a estudar moda, os amigos vê dizer que não conseguem comprar roupas que sirvam”, explica. Apesar de corriqueiro, o problema ganhou ares acadêmicos quando foi mensurado pela Universidade de Minnesota, nos EUA. Um estudo da entidade mostrou que boa parte das pessoas compra roupas que não servem. Além disso, entre as mulheres, 85% guardam peças que estão apertadas ou largas demais.

Sob medida

A partir dessas informações, os três criaram um sistema online que cria moldes de roupas. O processo é automático e faz os desenhos a partir de informações cedidas pelos usuários. Eles podem ainda escolher enviar o molde da peça de vestuário por e-mail ou encomendar sua confecção.

Os estudantes não criaram somente um sistema voltado a consumidores finais. Também empacotaram o “Clothes for me” em um software que será oferecido a empresas da indústria têxtil. Para e provar a viabilidade da empresa e, de quebra, convencer os jurados, o trio já havia fechado algumas parcerias no Brasil.

Uma delas feita com uma companhia especializada em produzir roupas para pessoas com necessidades especiais. Cadeirantes recebem calças mais fáceis de abrir e mulheres que passaram por cirurgias de retirada de mama ganham sutiãs especiais com enchimento. “O pessoal precisa de roupa sob medida, mas é algo caro, difícil de achar”, explica Pirani. Os três têm ainda um acordo com o Bradesco para produzir uniformes sob medida aos funcionários.

Encontro com Satya

Por tudo isso, o projeto da eFitFashion conseguiu ser eleito o melhor na categoria inovação e bateu os ganhadores das outras duas, games e cidadania. A primeira foi vencida por russos, que criaram um quebra-cabeça em plataforma 2D, e a segunda conquistada por australianos, criadores de um sistema que reproduz a realidade de pessoas com demência.

Além do dinheiro, as três equipes ganharam a chance de participar do Microsoft Ventures, programa de aceleração da empresa. Mas só os brasileiros poderão matar quaisquer dúvidas que tiverem quanto ao negócio com o CEO da Microsoft, Satya Nadella. Eles têm um ano para marcar o encontro, mas já sabem o que irão perguntar ao executivo. “Estamos super animados pela oportunidade. São tantas perguntas que precisamos organizar para o tempo que teremos com ele, mas queremos entender mais do mundo de ‘business’, como crescer dentro de um mercado tão competitivo, como transformar a ideia e a inovação em business”, adianta Pirani.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: