Saiba como brasileiros podem conseguir emprego no Canadá na área de TI.
Saiba como brasileiros podem conseguir emprego no Canadá na área de TI.
Há muito tempo a província de Québec, no Canadá, vem recrutando profissionais brasileiros das áreas de TI, administração engenharia, contabilidade e marketing para trabalho.

Sendo uma região que não para de crescer, principalmente nas áreas de profissão descritas, e que não possui um número adequado de candidatos para preencher tais vagas, o Québec há anos mantém um programa de imigração especial para profissionais qualificados. É uma vantagem para quem se interessar nas vagas ter menos de 35 anos completos.

Para este ano, a previsão de aceitação de vistos permanentes é de 6.300 para todo o mundo. São milhares de profissionais que chegam à região de Québec todos os anos. Saiba a seguir como se preparar melhor para obter um tão cobiçado visto de trabalho canadense.

A língua


Na província de Québec, poucos sabem, a língua oficial é a francesa. O primeiro passo, portanto, é tornar-se fluente no francês. É claro que saber inglês sempre ajuda, mas no caso do Québec o francês é fundamental e, caso o candidato não domine muito bem o idioma, é melhor nem tentar. Mas aprender bem é somente uma questão de persistência.

Para os brasileiros, a boa notícia é que o governo canadense está empolgado com a facilidade com que brasileiros aprendem novos idiomas. A raiz latina da língua ajuda nessa hora.

Bom currículo


Demais atributos também ajudam o candidato a se posicionar melhor na seleção de imigração. Uma formação universitária sólida com boas notas contam bem no processo. A formação no Brasil é um tanto semelhante com a canadense e, na maioria dos casos, sequer é preciso fazer revalidação do diploma. Brasileiros também são preferidos pelo governo pela sua fácil adaptação a uma nova cultura. O governo entende que o povo brasileiro é aberto a novas experiências e não se fecha em guetos, como acontece com outros povos que vão trabalhar no país.

Área de maior demanda

Atualmente, a área profissional que mais contrata na região de Québec é a de TI. Este é um setor que funciona como motor econômico da província. São mais do que 7 mil empresas estabelecidas e mais de 170 mil profissionais empregados trabalhando apenas com TI. Um dado interessante é que desses profissionais 23% são imigrantes, e a estatística tende a crescer. O salário mínimo canadense também é interessante na área: paga-se atualmente 10,35 dólares do Canadá por hora, o que equivale a R$ 26,50 a hora. 


A melhor maneira de conseguir mais informações é procurar uma embaixada do Canadá em sua cidade ou a mais próxima.