sexta-feira, 22 de maio de 2015

Acadêmicos de Sistemas de Informação, criam projeto para dar aulas de programação em escolas.

Projeto que ensinar programação para crianças em escolas públicas.
Se tem algo que precisamos atualmente é transformar nossas crianças em criadores ao invés de meros consumidores. Infelizmente no Brasil existe uma certa carência de centros educacionais voltados para o ensino de programação.

Foi pensando nessas necessidade que Mateus Nascimento, Munike Lamounier, Silas Júnior e Túlio Vital, acadêmicos de Sistemas de Informação na Universidade Estadual de Goiás na cidade de Ceres-GO criaram um projeto intitulado Gênios de Turing. O projeto tem como principal objetivo ensinar a programação para crianças e adolescentes para que os mesmos possam desenvolver a sua criatividade e a capacidade de lidar com a tecnologia. Atualmente a maioria das pessoas passam um grande tempo conectados aos seus aplicativos por horas e horas, mas se elas pudessem em vez de utilizar, conseguir criar um? A questão é que nem as crianças e nem os educadores sabem onde ir para aprender a programar. Diferente da natação, dança e até mesmo música, não existe um lugar para se aprender a programação quando se é criança. O projeto veio para atender a necessidade de ter centros de aprendizagem voltados para programação. Ao ensinar crianças a programar, elas podem se tornar criadoras e não apenas consumidoras de aplicativos. A programação não é só válida para informática, mas sim, em todas as áreas do conhecimento.

O projeto terá uma duração de 10 meses e será iniciado em 2016, por ser um projeto piloto somente uma escola da cidade será beneficiada, mas o objetivo é realizar o projeto em todas as escolas. Para a aplicação do projeto irá se utilizar a ferramenta Scratch e Code.Org.

A ferramenta Scratch é um programa educacional criado pelo MIT que permite ensinar crianças jogos, animações e histórias usando blocos de programação. Munike Lamounier, integrante e a única mulher do projeto, tem o foco de incentivar as meninas a participar do projeto. Segundo a acadêmica ainda existe um certo preconceito quando se trata de mulher na tecnologia e esse tabu tem que ser quebrado.

'Estamos confiante e felizes, nós amamos tecnologia e quando se trata em TI na educação ainda é mais prazeroso' explica Silas.

Enviado por: Silas Júnior.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: