segunda-feira, 13 de abril de 2015

StatSoft cria instituto para formar cientistas de dados no Brasil.

Mercado demanda cada vez mais do profissional.
A StatSoft quer formar cientistas de dados para atender a demanda do mercado brasileiro em projetos de big data. Braço de analytics da Dell, a companhia lançou o Instituto Data Science, que atuará em conjunto com instituições de ensino para tal finalidade. O foco do projeto é transmitir conhecimento de soluções metodológicas e estratégicas orientadas ao conceito. As aulas serão ministradas em parceria com universidades públicas e privadas tanto em plataformas virtuais quanto presenciais (in-company). “Não estamos construindo algo para ter um estilo de faculdade com disciplinas, mas desenvolvendo um composto que traz impacto direto no negócio. O final disso é aumentar receita e reduzir custos operacionais”, explica Josias Oliveira, presidente do empreendimento. O IDS tem a missão de preparar profissionais para explorar potencialidades do big data, analytics e data mining, tornando-os capazes de analisar grandes volumes de dados e extrair insights que criem novas oportunidades de negócio.

Os parceiros acadêmicos contemplam nomes como UFSCar (Risco), Unicamp (Probabilidades), UFRGS (Ensino-Aprendizagem) e UFV (Engenharia Florestal).

O cenário de crescimento de problemas envolvendo big bata é motivo de muitas oportunidades de emprego para profissionais de TI e de outros setores. Mas a capacitação para operar com grandes volumes de dados ainda é um problema quando não se sabe exatamente que características serão necessárias.

Profissões relacionadas a extrair valor de grandes volumes de dados estão em voga. Dentre as posições que permanecerão em destaque pelos próximos anos, diversas têm relação direta ao conceito. É o caso de arquitetos de dados, especialistas em integração, profissionais de Hadoop, além de especialistas em analytics.
 




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: