quarta-feira, 29 de abril de 2015

Site expõe ilegalmente nome completo e CPF na internet, petição quer tirá-lo do ar.

Site mostra ilegalmente os CPF das pessoas.
Um site denominado "Nomes Brasil" que fornece ilegalmente dados de internautas está provocando polêmica entre os usuários da rede. Qualquer um pode ter acesso a informações como o número de CPF usando a aba de pesquisa da página, basta digitar apenas uma parte do nome da pessoa. A única restrição é um limite máximo de buscas diário para cada usuário (não especificado).

Segundo os termos de uso do site, as informações foram coletadas da própria web, que seriam públicas e de livre acesso. No entanto, o especialista em segurança na internet, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Barra, explica que dados como o CPF são sigilosos e restritos à Receita Federal. Ele destaca que a divulgação dessas informações é ilegal, porém de fácil acesso:

— Existem empresas que coletam esse tipo de informação por meio de softwares para comercializá-la. Também podem ocorrer vazamentos no banco da Receita, mas qualquer uma dessas formas de obter CPFs é ilegal. Apesar disso, nome completo e CPF não são as informações mais difíceis de se conseguir na internet. Eu diria até que são dados triviais de serem coletados.

Barra alerta ainda para o risco de essas informações serem usadas por estelionatários para fraudar documentos e contas.

O site também disponibiliza detalhes sobre os acessos, como quantas pessoas procuraram por um nome específico em um dado período, além de gerar gráficos com a quantidade de nomes iguais registrados no banco de dados da página.

O brasiliense Luciano Lopes encontrou os nomes e CPFs de 28 parentes no banco de dados irregular, entre eles os de dois sobrinhos: um de cinco e outra de um ano de idade. Também apareceram nas buscas o CPF de três familiares que já morreram há mais de dez anos — no caso da tia de Luciano, o CPF constava como regular. Ele reclama da exposição dessas informações na web:
 
— Me sinto muito vulnerável. O meu maior receio é a má utilização dos CPFs por pessoas mal intencionadas. Fraude mesmo. Inclusive estou orientando aos parentes que tiveram o CPF divulgado a registrar queixa em suas cidades.

No site é possível entrar em contato com os administradores por meio de um formulário. O GLOBO tentou contato com os responsáveis pela página, mas não obteve resposta.

Por meio de nota a Receita Federal negou que tenha ocorrido vazamento de informações do órgão e por isso, não caberia à Receita tomar qualquer providência em relação à divulgação dos CPFs pelo site.

Petição

Uma petição foi criada para ser enviada a polícia federal na tentativa de tirar o banco de dados irregular do ar, até o fechamento dessa matéria mais de 6 mil pessoas tinham assinado, voce também pode assinar clicando aqui





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: