domingo, 8 de fevereiro de 2015

Programador brasileiro de 16 anos já é dono da própria empresa de segurança.

Sumuel Moraes. Foto: TechTudo
Ser responsável pela infraestrutura da Comunidade Mozilla e ter uma empresa de segurança aos 16 anos parece cena de filme ou sonho, mas é a realidade de Samuel Moraes. O garoto de São Francisco de Assis (RS) – cidade de 25 mil habitantes – teve seu primeiro contato com informática aos 11 anos.
 
Comecei em um curso básico de informática na escola. Depois de três meses, me mudei para Santiago (RS), uma cidade um pouco maior, de 50 mil habitantes, e ganhei meu primeiro notebook e então eu vi quantas coisas poderia fazer com aquela máquina”, conta. O gaúcho começou a estudar sobre o mundo da tecnologia e encontrou a programação como um caminho de sucesso.

Dentro da profissão, se especializou em infraestrutura, e encontrou na Comunidade Mozilla um lugar para obter ainda mais conhecimento. “Fiquei um ano sem participar, somente lendo o que as outras pessoas enviavam. Até que eles tiveram problemas na infraestrutura e eu acabei me alistando para ajudar”, explica Samuel.

Na mesma comunidade, se especializou também em segurança. A partir daí, criou a empresa Cubkob. A companhia está no começo e ainda sofre com a falta de valorização das pessoas onde Samuel mora, mas pode ser expandida no futuro.

Hoje em dia, Samuel já ganha dinheiro o suficiente para pagar suas próprias contas – incluindo o colégio. Mas o caminho não é fácil e quem deseja se tornar alguém como ele, precisa basicamente seguir um conselho: “Não abrir mão do conhecimento. Hoje não há mais desculpa para não estudar, tudo é de fácil acesso”, enfatiza o programador.

Além das dificuldades normais da profissão, o foco em estudos do jovem já rendeu histórias curiosas, como um pequeno "show" dado durante uma aula na escola. “A professora de matemática começou a explicar sobre matrizes e eu interliguei com programação”, conta.

Entretanto, todas essas conquistas estão longe de ser as maiores e as mais desejadas de Samuel. O menino sonha longe, inclusive em distância: ele quer ir para São Paulo e, quem sabe, morar em Toronto, no Canadá, sua cidade preferida no mundo. Mas enquanto ele não vai, nós aproveitamos a presença dele em eventos e palestras para trocar ideias e compartilhar conhecimento.
 
Via: TechTudo





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: