sábado, 6 de setembro de 2014

Mercado de internet brasileiro já é o 5° maior do mundo. E o 4° maior em jogos digitais.

O Brasil é o quinto maior mercado para negócios na internet do mundo. É o que diz um relatório divulgado nesta semana pela empresa americana de investimentos Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB). Na frente do Brasil, estão só os mercados chinês, americano, japonês e indiano. O relatório traz a assinatura de Mary Meeker, que é sócia da KPCB e um nome respeitado quando o assunto são negócios na internet. De acordo com o documento, o Brasil fechou 2013 com 100 milhões de internautas. O número representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior e indica que quase 50% da população brasileira já está conectada. O Brasil também ficou com o quarto lugar no ranking dos países que passam mais tempo por dia usando seus aparelhos eletrônicos. Na imagem abaixo, veja a lista dos dez primeiros países desta lista:


Em média, o brasileiro gasta fazendo isso 474 minutos do seu dia - distribuídos em 113 minutos assistindo TV, 146 no laptop ou PC, 149 no smartphone e 66 com tablets. Só na Indonésia, Filipinas e China se passa mais tempo com gadgets do que no Brasil. 

Smartphones 

O levantamento abordou ainda o mercado de smartphones no Brasil. Classificado como emergente, o país conta com 72 milhões de linhas conectando smartphones (segundo a Anatel, há um total de 274 milhões de linhas celulares no país). Elas atendem cerca de 36% da população. Entre os países emergentes, o Brasil só fica atrás de China e Índia nesse quesito. De 2012 para 2013, o número de smartphones no Brasil cresceu 2 milhões de unidades e a tendência de crescimento deve se manter em 2014, de acordo com a KPCB.

Brasil já é o 4° maior em jogos digitais. 

Considerados como atividade da Economia Criativa, pois aliam a criatividade ao seu valor econômico, os Jogos Digitais têm conquistado cada vez mais o mercado. De acordo com o SEBRAE, o mercado brasileiro de games movimentou R$ 5,3 bilhões em 2012, com crescimento de 32% em relação a 2011. E as perspectivas de ampliação do segmento são de quadriplicar o faturamento até 2016.

O setor de Jogos Digitais, apesar de alavancado, é recente no país e ainda gera um entendimento distorcido. “Muitas pessoas confundem a profissão com o lazer. Para produzir um jogo de entretenimento para celular é preciso muito conhecimento técnico. Além disso, os games ultrapassam o viés do entretenimento. Hoje, os games são importantes ferramentas pedagógicas utilizadas nas escolas e em treinamentos empresariais”, contou a coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-Campinas, Tatiana Dantas. 




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
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