sexta-feira, 15 de agosto de 2014

15/08 além de ser o dia do Analista de Sistemas é também o dia da Informática.

15 de Agosto dia do(a) Analista de Sistemas.


Nesse 15 de Agosto é uma data muito significativa para os tempos modernos atuais, além de comemorarmos juntos de nossos milhões de profissionais Analistas de Sistemas o seu dia aqui no Brasil, também é comemorado o dia da informática, devido que nessa data (15/08/1946) foi exibido a população o ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer) que iniciou sua construção em 1943, o primeiro computador da era moderna, era composto por nada menos do que 17.468 válvulas, além de 1.500 relês e um grande número de capacitores, resistores e outros componentes.

No total, ele pesava 30 toneladas e era tão grande, mas tão grande, que ocupava um galpão inteiro. Outro grave problema era o consumo elétrico: um PC típico atual, com um monitor LCD, consome cerca de 100 watts de energia, enquanto o ENIAC consumia incríveis 200 kilowatts.

Construir esse monstro custou ao exército Americano 468.000 dólares da época, que correspondem a pouco mais de US$ 10 milhões, hoje.

Porém, apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC é ridículo para os padrões atuais, suficiente para processar apenas 5.000 adições, 357 multiplicações ou 38 divisões por segundo. O volume de processamento do ENIAC foi superado pelas calculadoras portáteis ainda na década de 70 e, hoje em dia, mesmo as calculadoras de bolso, mesmo aquelas de R$ 1,99, acredite, são bem mais poderosas do que ele.

A Informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação – ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.


Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

Então Parabéns aos Analistas de Sistemas e também para sua área a Informática.   




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: