sexta-feira, 14 de março de 2014

14 de Março dia do Profissional de Sistemas de Informação.

O início.

O conceito de Sistemas de Informação já existia até mesmo antes da Informática. Nas empresas já existia um 'protótipo' de um profissional de SI, chamado de 'arquivador' coube a ele coletar as informações e concentrar elas em um só lugar, isso tudo feito no papel, imaginem o trabalho. Mas vamos avançar um pouquinho, os relatos datam que o que viria ser o profissional no futuro surgiu na década de 40 com a invenção dos primeiros computadores eletrônicos. 

Vamos avançar mais um pouquinho e chegar na década de 70.

Os primeiros profissionais de SI, tinha formação em processamento de dados.

Na década de 1970, surgiu o curso de Tecnologia em Processamento de Dados para formar profissionais (tecnólogos) que pudessem trabalhar com os grandes computadores, os Mainframes. 

O Analistas de Sistemas.

Posteriormente, na década de 1980, surgiu o curso de Análise de Sistemas com o objetivo de formar profissionais que pudessem desenvolver sistemas e interagir com os usuários desses sistemas. 

A evolução para Sistemas de Informação.

Na atualidade, a Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática (CEEInf) do MEC, propôs novas diretrizes para os cursos da área de computação e informática, criando o curso de Sistemas de Informação, em substituição aos dois anteriores (Processamento de Dados e Análise de Sistemas). O objetivo desse novo curso é capacitar os profissionais não só no desenvolvimento de sistemas e utilização de diferentes tecnologias, mas também interagir com os processos administrativos das corporações como um todo, ou seja, assumindo um papel mais completo, dominando a tecnologia e o processo gerencial.


Formação e o que faz o profissional

Segundo as "Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática" do MEC, os cursos de Sistemas de Informação buscam a formação de recursos humanos que, apoiados nos conceitos e técnicas de informática, teoria de sistemas e administração, contribuam para o desenvolvimento tecnológico da computação com vistas a atender necessidades da sociedade na solução dos problemas de tratamento de informação nas organizações, por meio da concepção, construção e manutenção de modelos informatizados de automação corporativa. Dentre essas necessidades podemos citar o armazenamento da informação sob os mais variados tipos e formas e sua recuperação em tempo aceitável; a comunicação segura, rápida e confiável; a automação, controle e monitoração de sistemas complexos, entre outros. 

Neste enfoque, os Sistemas de Informação podem ser definidos como uma combinação de recursos humanos e computacionais que inter-relacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de maior eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão), nas organizações. Assim, o profissional de SI tem a responsabilidade geral de desenvolver, implementar e gerenciar uma infra-estrutura de tecnologia da informação (computadores e comunicação), dados (internos e externos) e sistemas que abrangem toda a organização. Tem ainda a responsabilidade de fazer prospecção de novas tecnologias e auxiliar na sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização.

Os principais cargos ou funções que este profissional pode assumir 

Vão desde Analista de Sistemas / Programador, Administrador de Banco de Dados, Analista de suporte / Administrador de Redes e Servidores Internet, passando por Gerente de Centro de Informações (Antigo CPD), chegando até Consultor / Auditor na área de Tecnologia da Informação.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: