segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mozilla Apresenta Smartphone de U$ 25 dolares

A Mozilla anunciou nesta segunda-feira (24), durante o MWC (Mobile World Congress) em Barcelona, sua nova e importante parceria com a Spreadtrum – uma fabricante de chipsets chinesa, dando inicio ao movimento que promete inaugurar a era dos smartphones ultra-acessíveis. O novo smartphone de 25 dólares que a Mozilla está desenvolvendo, será direcionado para os usuários mais carentes, que não possuem muitos recursos financeiros para adquirir os aparelhos que estão no mercado atualmente. O aparelho vai ajudar a Mozilla a espalhar o sistema operacional Firefox OS por mais 12 mercados na Ásia, América Latina e África - somando-os aos outros 15 já acrescentados até o fim do ano passado.

Cnet já viu o novo smartphone de 25 dólares da Mozilla e ficou impressionada. Apesar de ter uma tela pequena e ser um pouco mais lento a lançar apps e não ter WhatsApp, o smartphone da Mozilla causou uma boa impressão. O smartphone low cost permite instalar apps, carregar páginas Web e enviar emails através do teclado toutchscreen. É também possível realizar múltiplas tarefas simultâneas, como ouvir música enquanto se joga.

O chip Spreatrum que torna tudo isso possível só funciona em redes 2,5G. Como o telefone está indicado para os países em vias de desenvolvimento, onde as redes 3G e 4G ainda não abundam, este não será um impedimento considerável. A abordagem de baixo custo é vista como importante para atrair potenciais usuários que estão mudando dos celulares básicos, conhecidos como feature phones, para o primeiro smartphone, especialmente em países emergentes.

O chipset, chamado SC6821, roda em um aparelho que a Mozilla e a Spredtrum mostraram aos jornalistas hoje no evento que está sendo realizado em Barcelona. No entanto, não revelaram quando o gadget será lançado, se limitando apenas a dizer que será em 2014.
Durante o evento, a  Huawei também mostrou ao público o seu smartphone com Firefox OS. O aparelho discreto oferece uma tela de 4 polegadas, câmera de 5 megapixels, uma câmera frontal de 0,3 megapixel, e 512 megabytes de memória interna, tudo rodando em um processador de 1GHz Snapdragon dual-core. Também foram exibidos os smartphones com Firefox da Alcatel, ZTE e LG.
Para chegar a esse preço, o aparelho é montado com acessórios de baixo custo e uma configuração de pouca memória com alto nível de integração, reduzindo o total de materiais necessários.
Lembramos aos nossos leitores que foi também no MWC do ano passado que 18 operadoras de telefonia móvel demonstraram apoio à Mozilla para que a fundação construísse um sistema operacional aberto capaz de diminuir a dominação do Android. Nomes como Deutsche Telekom, Sprint Corp e Telefonica se envolveram.

Como o novo smartphone de 25 dólares ainda está em desenvolvimento, não temos uma previsão de lançamento, mas temos certeza que iremos ver estes aparelhos de baixo custo em breve no mercado – incluindo o Brasil.
Em um comunicado, a Mozilla afirmou que seis operadoras e outros parceiros estão interessados em vender o aparelho; nenhum nos EUA, entretanto.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: