quarta-feira, 25 de maio de 2016

Nova tecnologia transforma vidro em ‘pen drive imortal’.

Nova tecnologia transforma vidro em ‘pen drive imortal’.
Nova tecnologia transforma vidro em ‘pen drive imortal’.
Uma nova tecnologia de armazenamento de dados digitais 5D permite que o vidro de quartzo armazene informações por milhões de anos. A técnica é desenvolvida por cientistas da Universidade Estatal de Tecnologia Química Mendeleev, em Moscou.

“A informação é gravada em vidro e é lida com a ajuda de um laser”, contou à Gazeta Russa o chefe do projeto, Piotr Khenkin. “A tecnologia é semelhante à utilizada em CDs e DVDs. A quantidade de dados armazenada depende do tamanho do disco.”

Os novos dispositivos de armazenamento de dados feitos de quartzo de vidro têm o tamanho e a forma de uma moeda ou um pequeno disco. Segundo Khenkin, porém, cada “moeda de quartzo será suficiente para armazenar vários terabytes de dados”.

Outra vantagem desse dispositivo é sua capacidade de suportar impactos externos adversos. Os ‘pen drives de quartzo’ poderão ser particularmente úteis para arquivos estatais e empresas da indústria de defesa”, diz Khenkin.

Embora os primeiros experimentos de laboratório tenham mostrado resultado positivo, deve demorar para que a tecnologia seja produzida em massa.

“Até agora foram desenvolvidos projetos para captura e gravação automática de dados. Mas é preciso desenvolvê-los mais antes que se tornem disponíveis para o público em geral”, afirma Khenkin.

O principal obstáculo dos cientistas atualmente é a necessidade de garantir a precisão dos feixes de laser. Pesquisas semelhantes estão sendo conduzidas no Japão e no Reino Unido.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: