domingo, 12 de junho de 2022

O desmatamento e o problema ambiental


O problema ambiental tem chamado atenção durante os últimos tempos uma vez que o desmatamento, por exemplo, ocorre no momento em que as densas florestas que tem as mais diversas espécies em abundância são destruídas muitas vezes com a finalidade da criação de gado, para plantação de soja ou também para monoculturas agrícolas. 


A conservação das florestas naturais e a recuperação das áreas que foram degradadas são essenciais para a humanidade uma vez que essas florestas além de guardarem enorme biodiversidade, também funcionam como reservatórios para resguardar o carbono tanto fora dos oceanos como da atmosfera terrestre. 


Muitas regiões localizadas próximas aos trópicos ainda estão em processo de desenvolvimento e precisam de soluções por parte do governo e da sociedade para melhorar essa situação e fazer melhor utilização das terras.


Como fazer um artigo de opinião com exemplo pode ser uma excelente solução para a escrita de um texto de opinião e para expor os problemas sociais que afligem a nossa sociedade. 


Começar os textos opinativos gera dúvidas, na maior parte das vezes, e existem vários modelos que podem ser seguidos para auxiliar na formação de opinião sobre determinados assuntos e também para manter o foco em apenas alguns aspectos do tema que for selecionado.


As queimadas também são consideradas problemas ambientais e são definidas como o processo da queima de biomassa que pode ou não ser consequência da ação dos seres humanos. Essa técnica é bastante usada na atividade agropecuária com a finalidade de renovar pastagens, limpar uma área em específico ou, até mesmo, permitir que a colheita de alguns alimentos, como a cana-de-açúcar, seja mais fácil.


A poluição da água é outro problema ambiental que pode provocar modificações na composição química, física ou biológica da mesma, além de também colocar em risco os todos os seres humanos e os outros seres vivos. Acima de tudo, a poluição da água pode afetar as atividades econômicas tais como a agricultura e como o turismo.


O meio ambiente brasileiro



Os problemas ambientais são os resultados, em especial, do crescimento e do desenvolvimento de todos os seres humanos e da sociedade.


Veja bem, os problemas ambientais precisam ser foco de atenção, em especial devido aos impactos gerados tanto na sociedade como no meio ambiente. Os problemas ambientais que afetam o Brasil e todas as partes do planeta Terra são:



  • Desmatamento: ocorre quando a cobertura vegetal é eliminada de forma total ou parcial e pode ocasionar um desequilíbrio ao meio ambiente.


  • Alterações climáticas: mudanças expressivas em todo o clima do planeta devido a causas naturais ou, além de tudo, como resultado das ações dos seres humanos.


  • Extinção de espécies: ocorre ameaças ao desaparecimento de espécies tanto de animais como de vegetação em todo o planeta ou em determinada região.

Ainda que a extinção já tenha acontecido em diversos momentos da evolução do planeta, há outros fatores tais como o aumento da poluição, as mudanças climáticas, as caçadas ou até mesmo os desastres ambientais que podem intensificar esse fenômeno.


Os exemplos de texto de opinião prontos demonstram que os temas atuais estão, de modo recorrente, relacionados com o meio ambiente. Esses artigos de opinião devem seguir uma estrutura e conter introdução, desenvolvimento. Ao montar um texto opinativo, as suas principais características também devem ser seguidas. 


Veja bem, para produzir esse tipo de texto é fundamental realizar, após a definição do tema, uma pesquisa e buscar argumentos sobre o tema que foi selecionado e seguir com o desenvolvimento do texto seguindo a linguagem padrão formal da língua portuguesa. 



Soluções e reflorestamento




O reflorestamento é o termo dado para o plantio e para a manutenção da vegetação nas áreas anteriormente foram degradadas ou destruídas e, segundo o propósito desse plantio, certas espécies são escolhidas. 


As atividades de reflorestamento ajudam na diminuição da concentração do gás carbônico e por sua consequência, desempenham um papel fundamental ao combater os resultados do efeito estufa. Há determinados casos em que a vegetação consegue se regenerar sozinha, por meio de processos naturais. No entanto, a maior parte dos ecossistemas se encontram tão degradados e desgastados que dificilmente conseguem se recuperar sozinhos. 


Os artigos de opinião auxiliam no desenvolvimento pessoal, no momento em que cada pessoa deve escrever sobre os problemas ambientais e sobre as suas possíveis soluções. É possível também finalizar cada artigo argumentativo com uma conclusão.


O clima e o solo brasileiro favorecem para o crescimento das novas espécies, ao transformar o país em um dos maiores produtores de produtos de reflorestamento de todo o mundo. Veja bem, quem mais faz a prática do reflorestamento são as empresas produtoras de papel e de celulose que usam essas árvores para produzir os seus produtos.


Essas novas florestas podem auxiliar na prevenção da erosão do solo ou da desertificação; e são fundamentais para proteger os campos. As árvores que estão localizadas ao longo das margens dos rios ajudam na estabilização dessas zonas. É por essa razão que é importante o reflorestamento das áreas que foram destruídas e é necessário plantar novas para a renovação da área que é coberta de árvores.






> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: