quinta-feira, 4 de junho de 2020

6 maneiras de ter uma carreira em TI à prova de crise

6 maneiras de ter uma carreira em TI à prova de crise
6 maneiras de ter uma carreira em TI à prova de crise
Os líderes em tecnologia são conhecidos por planejar o futuro e muitos previram uma recessão bem antes da pandemia de coronavírus. A mesma abordagem de visão de futuro que serviu as empresas de tecnologia durante a transição para o trabalho remoto também pode ser aplicada à sua carreira. Os líderes técnicos dizem que você deve começar a pensar agora em como ficar à frente da curva.

Existem medidas que você pode tomar para proteger e avançar em sua carreira em tempos econômicos difíceis, incluindo o desenvolvimento de novas habilidades e a mudança de hábitos antigos. As empresas progressistas investem em sua infraestrutura em uma desaceleração, e você pode fazer o mesmo aproveitando seu tempo e buscando novas oportunidades.

Aqui estão as principais dicas dos líderes de tecnologia para navegar em curvas descendentes nas perspectivas econômicas futuras.

Seja proativo

Agora é a hora de se tornar visível e construir relacionamentos - antes que você precise deles, diz Tommy Weir, consultor de CEOs, cuja empresa Enaible usa a inteligência artificial para oferecer conselhos aos líderes sobre produtividade da equipe.

"Pode ser tentador sentar e responder, mas isso coloca o controle da interação nas mãos dos outros", diz Weir. “Peço aos profissionais de tecnologia que ofereçam exemplos sobre a importância de construir relacionamentos com chefes e colegas de trabalho fora do escritório e como eles fizeram isso em trabalhos anteriores. Seja proativo, seja visto e conhecido. Afinal, as organizações são sociais. E você goste ou não, as pessoas apreciadas chamam a atenção”.

Ficar desconfortável

Durante a Grande Recessão, no final dos anos 2000, Steve Tcherchian, CISO da XYPRO, teve tempo para reinventar sua abordagem de carreira, aprimorando novas habilidades.

"Vi uma grande oportunidade de trabalhar comigo mesmo. Trabalhei 20 horas por dia, fiquei acordado a noite toda estudando, pesquisando, experimentando e aprendendo - sabendo que talvez não visse imediatamente um retorno", diz Tcherchian.

Tcherchian usou esse tempo para se transformar na pessoa em quem os outros confiam durante tempos difíceis. "Eu me acostumei a assumir a responsabilidade, e isso pode ser estressante", diz ele. "Mas você não vai aprender e crescer por se sentir confortável."

Tcherchian não é o único a abraçar o desconforto. Os momentos de desconforto proporcionam benefícios que só advêm da experiência, diz Brent Johnson, CISO da Bluefin.

"De ter que trabalhar com clientes difíceis, estar na frente de grandes audiências e ter as respostas, sentir-se desconfortável tem uma maneira única de forçar a preparação e criar oportunidades de crescimento", diz Johnson, que se formou na faculdade com um diploma técnico como a bolha ponto.com estourou e, portanto, com poucas oportunidades de emprego. "Uma economia estagnada tende a limitar as opções, mas eu sempre usei o tempo de inatividade para permanecer relevante em tecnologia e criar relacionamentos".

Johnson também sugere reservar um tempo para se aprofundar em novas tecnologias e buscar certificações. "Em nosso campo saturado de acrônimos, sempre achei que ter um amplo conhecimento sobre tecnologias e processos atuais é de vital importância", diz ele.

Mantenha sua lâmina afiada

Ao enfrentar uma recessão, Scott Caschette, CIO da Schellman and Co., aconselha uma abordagem semelhante a investir em uma desaceleração, procurando oportunidades emergentes de crescimento.

"O truque é prever para que lado a mudança de setor está indo", diz Caschette. “Procure, ou melhor ainda, preveja quais grandes empresas precisarão de habilidades em TI no lado inverso da crise econômica. Provavelmente, eles estarão procurando talentos”.

Aqui, Caschette sugere fazer uso de todos os dados relacionados ao trabalho que você puder encontrar. “Um truque que aprendi há algum tempo era pesquisar em todos os sites de recrutamento e seleção e agregar dados para os tipos de vagas mais recorrentes”, diz ele. "Ele estabelecerá tendências de habilidades atualizadas para que você entenda as oportunidades de tecnologia em sua área".

Caschette fala de uma experiência conquistada com muito esforço. Em 2008, ele foi diretor de TI de uma grande construtora nacional.

"Embora eles pudessem me manter por algum tempo, havia uma inevitabilidade de que meu papel fosse cortado", diz ele. Então, a Caschette olhou além da indústria da construção e decidiu direcionar as telecomunicações.

“À noite, revistava tudo o que podia para entender os negócios e os termos técnicos relacionados às grandes telecomunicações. Entrei em contato com os relacionamentos do LinkedIn que tinham relacionamentos de telecomunicações e conversei com qualquer pessoa que pudesse sobre empresas da área que estavam contratando”, diz Caschette, que conseguiu encontrar trabalho apenas 45 dias depois.

"Pense no seu treinamento técnico como depósitos no seu banco de carreiras", diz ele. "Suas habilidades técnicas devem sempre ser nítidas, não apenas quando você está sob pressão."

Seja adaptável

Thomas Phelps, CIO da Laserfiche, diz que a crise da Covid-19 exigirá que os profissionais de tecnologia operem de maneiras com as quais não sonhariam até recentemente.

“Mudar a agilidade e a capacidade de ver situações de uma lente diferente me ajudaram a navegar em águas agitadas - e neste evento do cisne negro Covid-19”, diz Phelps, que aconselha aperfeiçoar os seus negócios para garantir a relevância à medida que a recessão se aproxima.

"Em vez de apenas olhar para a crise em evolução como líder de tecnologia, olhe para ela como líder de negócios - um líder de finanças, marketing e vendas", diz ele. “Como você preserva o fluxo de caixa? Como você comercializa seus produtos exclusivamente por meio de canais digitais? Como você vende produtos sem lojas de varejo, reuniões pessoais ou feiras? Seja indispensável”.

Romain Lerallut, Vice-Presidente e Chefe do Criteo AI Lab, explica que aprendeu uma importante lição de carreira quando, depois de servir como líder de equipe, queria conseguir um emprego de desenvolvimento de software em uma empresa de tecnologia bem conhecida, mas lhe disseram que ele não iria cortar sozinho suas habilidades tecnológicas.

"Foi um duro golpe para mim e, por um tempo, questionei muitas das minhas habilidades e minha autoestima", diz Lerallut. "Mas então percebi que meu caminho não era do lado da engenharia pura e que eles haviam descartado totalmente minhas habilidades de liderança e gestão na avaliação deles".

Então, Lerallut orientou sua busca de trabalho para buscar um papel de liderança técnica mais híbrida. “Em entrevistas para outra empresa, deixei bem claro que estava procurando uma posição que combinasse as duas, que tinha as habilidades técnicas para fazer o trabalho, mas, mais importante, que estava trazendo outras habilidades para a mesa”, ele diz.

Ele conseguiu o emprego e ainda tem essa posição na empresa atual: “Meu conselho é, antes de tudo, fazer uma avaliação honesta de seus pontos fortes e fracos. Depois, aprenda a se apresentar de maneira eficaz, destaque o que você faz bem e onde deseja crescer”.

Fique por dentro do seu currículo e da sua rede

Ken Underhill, Instrutor Mestre da Cybrary, sugere a atualização contínua do seu currículo. Mantê-lo atualizado garantirá que você não esqueça das novas habilidades importantes que adquiriu ao longo do caminho. Da mesma forma, Underhill enfatiza conhecer o mercado de trabalho antes que você precise.

"É importante ficar a par de outras vagas por alguns motivos", diz ele. “Uma é que você pode avaliar melhor onde seu salário se compara a funções semelhantes em empresas semelhantes, o que ajuda nas negociações para um aumento. A outra razão é que você nunca sabe se existe outra função que possa ser mais adequada para você, a menos que você a procure.

Phelps, da Laserfiche, acrescenta que a construção de sua rede enquanto você ainda está empregado fornecerá a você um profundo banco de colegas que podem atestar sua capacidade de resolver problemas de negócios.

"Atualmente, muitas pessoas se conectam a uma nova oportunidade por meio de sua rede - e não a um currículo", diz ele. “Ofereça-se para uma organização de liderança em TI sem fins lucrativos, como a Society for Information Management, e crie uma presença on-line atraente que reflita sua marca pessoal”.

Prepare-se para o que vem a seguir

Agora é um bom momento para buscar certificações para aprimorar suas habilidades, especialmente se sua empresa oferece treinamento interno, diz Akhilesh Agarwal, Vice-Presidente Sênior de Soluções Globais de Tecnologia de Parceiros de Negócios da APEX Analytix. E ele sugere focar na segurança cibernética.

Ao se familiarizar com essas e outras áreas em desenvolvimento, você não apenas permanecerá relevante em sua função atual, mas estará melhor preparado para futuras oportunidades à medida que surgirem. “Agora, mais do que nunca, os profissionais de TI precisam se concentrar em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para se preparar para as possíveis consequências da crise atual”, diz ele.

Ashok Balakrishnan, CTO da Skillshare, concorda.

"Vivemos um tempo em que o aprendizado contínuo ao longo da vida se tornou extremamente acessível, graças a serviços gratuitos e baseados em assinatura", diz ele. "As barreiras à entrada são muito baixas e os recursos são abundantes para os indivíduos investirem em habilidades que serão recompensadas no futuro".

A crise atual e as consequências econômicas provocadas pela pandemia forçarão muitas organizações a repensar como a tecnologia emergente e o futuro próximo impactará e transformará seus negócios. Embora Balakrishnan veja a IA como uma tecnologia importante para entrar no futuro, não se sabe como a pandemia afetará o mercado nos próximos anos. Como resultado, ele sugere modelar algumas versões diferentes de como a crise pode afetar sua empresa, departamento e função.

"Vença o sistema estando à frente", diz ele. “Em uma escala reduzida, pense grande, pense fora da caixa e descubra como você pode levar uma vida mais impactante. Isso pode abrir novas portas e planos para você também”.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: