segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Nota 10 no TCC: Estudante de Sistemas de Informação cria uma impressora 3D.

Nota 10 no TCC: Estudante de Sistemas de Informação cria uma impressora 3D.
Nota 10 no TCC: Estudante de Sistemas de Informação cria uma impressora 3D.
O estudante Roberto Gonçalves foi ousado e criativo ao escolher o tema do seu TCC (Trabalho de Conclusão do Curso). Prestes a se formar na graduação de Sistemas de Informação pela Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, ele decidiu criar uma impressora 3D (três dimensões). A ideia deu tão certo que ganhou nota 10 da banca de avaliadores.

“Atuo no ramo da tecnologia de informação há mais de 10 anos e, há quatro, trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software. Então queria criar algo que pudesse contribuir de alguma forma no crescimento dessa tecnologia, desenvolvendo uma impressora 3D funcional com custo acessível”, explica.

Ele diz que projetou e montou o modelo Prusa I3, que é um projeto open-source, no qual qualquer pessoa pode comprar as peças e montar essa impressora; para o trabalho ele recebeu orientação do professor Wyllian Fressatti.

A impressão em três dimensões possui o mesmo princípio da impressão em papel. “Você abre um documento no computador e em vez de um texto ou uma imagem, esse documento possui a representação de um objeto em 3D. Então você clica na janela de impressão, a impressora aquece um material plástico até que ele derreta; depois ela deposita esse material em uma plataforma lisa formando uma camada, quando essa camada acaba, ela deposita mais material sobre essa camada e assim, de camada em camada, o objeto é construído”, explica o formando.

“Dias atrás eu estava em casa escrevendo e o vento ficava empurrando a porta; tive que colocar um peso na frente para ela parar de se mover. Aí surgiu uma ideia. Entrei em um site de projetos 3D e procurei suporte para porta, rapidamente baixei um dos mais de 100 modelos que estavam disponíveis; assim que possível vou imprimi-lo e colocar a peça para segurar a porta”, comenta Wyllian, rindo do fato que o inspira a isso.

O futuro bacharel em Sistemas da Informação ressalta que existem diversos modelos de impressora 3D e que com ela é possível produzir uma infinidade de objetos, como um protótipo de motor de carro, titânio, casa e até prédios. “Essa inovação tecnológica irá facilitar em muito a vida de nós seres humanos; na China, uma empresa conseguiu fazer a impressão de casas em apenas um dia”. 

Fressatti conta que o sonho da construção de uma impressora 3D eficiente e de baixo custo acompanhava o acadêmico desde a 1ª série. “Para a concretização, ele não mediu esforços e se preparou ao longo de sua trajetória acadêmica. Assim conseguiu um resultado espetacular: uma impressora fantástica, com um custo final que não atinge 20% do valor de uma impressora similar no mercado”, destaca o professor.






> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
> Cel: +55 92 99329-7545
> Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

> Cláudio Florenzano, Diretor Executivo.
> E-mail: c.luciano20@gmail.com
> Facebook:

‍



Geeks Online: