sexta-feira, 31 de julho de 2015

Grandes nomes da computação: Dennis Ritchie.

Dennis em Maio de 2011.
Foi um cientista da computação estadunidense, notável pela sua influência em linguagens de programação como ALTRAN, B, BCPL e C, e em sistemas operacionais como o Multics e o UNIX.

Nascido em Bronxville (09/09/1941), Nova Iorque, Ritchie formou-se em física e matemática aplicada pela Universidade de Harvard. Em 1967 começou a trabalhar no Centro de Investigação de Ciências Computacionais dos laboratórios Bell. Foi chefe do Departamento de Investigação de Software de Sistemas da Lucent Technologies. Em 1983, ele e Ken Thompson receberam o Prêmio Turing "pelo seu desenvolvimento de teoria de sistemas operativos genéricos e especialmente pela sua implementação do sistema operativo UNIX."

Linguagem C e o UNIX.

Ao perguntarem-lhe sobre o que lhe influenciou a desenvolver a linguagem C da maneira que ele a fez, Ritchie teria respondido que "parecia a coisa certa a ser feita" e que qualquer pessoa que se encontrasse na mesma altura e no mesmo lugar que ele teria feito a mesma coisa. Um dos seus colegas dos laboratórios Bell, Bjarne Stroustrup, que desenvolveu e projetou a linguagem C++, uma versão da linguagem C mais vocacionada para a programação orientada a objeto, supostamente disse que "se o Dennis tivesse optado por dedicar-se naquela década à matemática esotérica, o UNIX teria sido um natimorto." Certamente, sendo o inventor da linguagem de programação C e o co-inventor (juntamente com Ken Thompson) do sistema operativo UNIX, Ritchie ganhou um lugar importante na história da indústria informática. A linguagem C continua a ser largamente utilizada no desenvolvimento de aplicações e sistemas operativos e a sua influência pode ser vista em linguagens de programação mais recentes, tais como C++, Java, C#, PHP e JavaScript.

No mundo dos sistemas operativos, o UNIX é também muito influente. A partir da linguagem C foram desenvolvidos vários sistemas operativos inspirados do UNIX, sistemas ditos unix-like. Até a Microsoft, cujo sistema operativo Windows compete com o UNIX, desenvolveu ferramentas de compatibilidade de UNIX e compiladores de C para desenvolvedores dos seus produtos.

Legado


 O SO que criou junto com Ken Thompson e outros desenvolvedores do Bell Labs na década de 70 serviu como base e influenciou vários outros sistemas operacionais atuais, descritos como “Unix-like”.

O Linux, criação de Linus Torvalds, é só um dos exemplos – a lista enorme traz ainda as várias distribuições do sistema de código aberto, o OS X dos Macs, o iOS dos iPhones, o Android do Google e tantos outros, usados em um sem-número de dispositivos diferentes, incluindo os mais poderosos supercomputadores do mundo.

A linguagem de programação imperativa idealizada por Ritchie não fica muito atrás em termos de importância, e é talvez até mais marcante do que o Unix. Desenvolvido entre 1969 e 1973 junto com o próprio SO, o C é uma das linguagens mais utilizadas na história, com compiladores compatíveis com vários sistemas diferentes. Seus padrões são explicados no clássico "The C Programming Language", um dos mais famosos e influentes livros de programação. Foi dele, por exemplo, que surgiu a tradição do programa "Hello, World", usado hoje para exemplificar várias outras linguagens.

O C foi influenciado por “anciões” como o ALGO 68 e o B, mas tem uma lista de influências extensa. Os nomes vão do popularíssimo Java (usado hoje em aplicações do Android) e do C++ (do Windows) até o C#, o JavaScript, o PHP, o Python, o Objetive-C e o Swift (ambos dos sistemas da Apple), entre outros. Não fosse por Ritchie, portanto, dificilmente o mundo da tecnologia seria como é hoje.

Dennis Ritchie foi encontrado morto em 12 de outubro de 2011, aos 70 anos, em sua casa em Berkeley Heights, Nova Jersey, onde ele vivia sozinho. A primeira notícia de sua morte veio de seu ex-colega, Rob Pike. A causa e a hora exata da morte não foram divulgados. Ele tinha uma saúde frágil após vários anos de tratamento para câncer de próstata e doenças cardíacas. Sua morte, que veio uma semana depois da morte de Steve Jobs, não recebeu tanta cobertura da mídia.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: