sexta-feira, 3 de julho de 2015

Acadêmicos de Sistemas de Informação desenvolvem aplicativos de serviços para usuários.

Acadêmicos de Sistemas de Informação desenvolvem aplicativos de serviços para usuários.
Professor trocou prova por desenvolvimento de aplicativos.
Há muito tempo o telefone celular deixou de ser uma ferramenta apenas para fazer ligações. Uma infinidade de serviços pode ser realizada por meio do smartphone (do inglês: telefone inteligente). Localizar seu carro no estacionamento, traçar um percurso para chegar a determinado lugar ou região, conhecer pessoas, paquerar, identificar constelações no céu, aprender idiomas, conversão de medidas e moedas ou pedir um táxi são algumas das possibilidades. Com a popularização dos smartphones e o surgimento diário de novos aplicativos, a multifuncionalidade do aparelhinho parece mesmo não ter mais limites.

E os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), orientados pelo professor da disciplina de Programação para Dispositivos Móveis, Silvano Malfatti, vêm desenvolvendo diversos aplicativos. As atividades, além de auxiliar no desenvolvimento intelectual do futuro profissional, também podem facilitar a vida de muita gente.


Nesse semestre mudamos um pouco. Eu já não faço mais provas. A prova da disciplina já é um projeto. Inovamos. Só poderia ganhar nota 10, no final, quem tivesse o aplicativo publicado na loja. Pois, se o aplicativo está na loja, significa dizer que já passou por alguns crivos, algumas avaliações e que está pronto para ser baixado. Então, conseguindo cumprir essa atividade é nota 10. Com isso conseguimos várias coisas. Primeiro, motiva-os a desenvolver os aplicativos e gera portfólio para o acadêmico. Gera também visibilidade para o curso e para a universidade”, explica o professor Silvano Malfatti.


Malfatti informa, ainda, que outros professores aderiram à ideia, lançando em suas disciplinas específicas propostas para a criação de aplicativos, como o caso do professor de economia que estimulou o desenvolvimento do Desafio das 52 Semanas, por exemplo.


Os aplicativos podem ser baixados gratuitamente na loja da Google Play. Conheça mais sobre os aplicativos e suas funcionalidades:

 
Débito$
 

O Débito$, do acadêmico João Paulo Paiva, é gerenciador financeiro e foi desenvolvido para facilitar a vida de quem não quer perder muito tempo com gerenciadores complexos. Para aqueles que estão acostumados a anotar suas despesas e faturamentos num caderno, planilha eletrônica, verificando quantas parcelas ainda faltam para terminar e fechar o fim do mês com tudo em dia, o Débito$ controla as entradas, saídas, gera relatórios e ainda demonstra graficamente os gastos durante o ano. O aplicativo pode ser baixado no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jp.debitos.
 
Empresta III
 

Com esse aplicativo, desenvolvido pelo acadêmico Vanderlei Pinto, ficou muito mais fácil gerenciar empréstimos. Muitas vezes emprestamos livros e depois não sabemos para quem, quando será devolvido, por exemplo. O aplicativo também exibe notificações com prazos, entre outros. Para baixar é só acessar o link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.empresta_iii.
 
Desafio das 52 Semanas
 

Uma maneira diferente de economizar que está ganhando força nas redes sociais é o Desafio das 52 Semanas. Com esse aplicativo, o acadêmico Gabriel Ferreira, apresenta um gerenciador de aplicações pessoais. A ideia é poupar dinheiro toda segunda-feira durante o ano inteiro, depositando R$ 1 a mais a cada semana. Como o ano tem 52 semanas, o usuário pode chegar ao final do ano com uma economia de R$ 1.378,00. O aplicativo está disponível no link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.Desafio.
 
Chamada

O objetivo desse aplicativo, desenvolvido pelo acadêmico Bruno Moraes, é possibilitar ao professor um melhor controle da frequência dos seus alunos. Como uma interface simples e acesso rápido, o professor pode realizar as chamadas usando um celular ou tablet, com poucos cliques e enviar para o seu endereço eletrônico. Para baixar a aplicativo é só acessar o link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bsm.chamada.


Gasnol

O aplicativo Gasnol, também do acadêmico Bruno Moraes, foi desenvolvido com o objetivo de agilizar e mostrar quando usar gasolina ou etanol. Utilizando um método diferente do tradicional (etanol x gasolina), o cálculo é feito a partir da taxa de rendimento de cada veículo e ainda é possível obter uma previsão de custo mensal e quanto será o rendimento a cada abastecida. Caso o motorista não saiba qual o devido consumo do veículo, é possível também descobrir usando o aplicativo, que está disponível no link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bsm.gasnol

Fonte: UNITINS




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: