sexta-feira, 26 de maio de 2017

Professor de MT cria jogo para computador ambientado no Pantanal.

Professor de MT cria jogo para computador ambientado no Pantanal.
Professor de MT cria jogo para computador ambientado no Pantanal.
Professor de letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, Robson Rocha, que também é escritor, criou um jogo para computador ambientado no Pantanal, com a ajuda do filho dele, de 19 anos. Com teor pedagógico, o game tem peixes da região, como piranha, dourado e pacu, e jacarés.

"No final de cada fase, um baú se abre e uma nova informação é apresentada à criança. Todas as informações do jogo são resultado de uma grande pesquisa. Nenhuma planta ou animal foi caracterizado de forma equivocada. É como se fosse uma viagem pelo Pantanal", explicou.

O protagonista do jogo "O Pirata do Pantanal: o game" é o menino Gabriel, que mora às margens do Rio Paraguai, e precisa usar um tapa-olho para descansar a vista por indicação médica. Como ele sentia vergonha de ir à escola, o pai dele passa a contar histórias de pirata e Gabriel começa a ter orgulho do acessório.

O menino ganha o apelido de pirata do Pantanal após adotar um filho de pássaro que havia caído do ninho. O animal adquire o costume de ficar nos ombros de Gabriel. Mais tarde, descobre-se que o pássaro é, na verdade, um tuiuiú.

O jogo foi baseado no livro homônimo que Robson publicou em 2014. A ideia de criar o game, segundo ele, surgiu no mesmo ano quando seu filho de 19 anos conseguiu dar movimentos a uma das ilustrações do livro.

"Nós ficamos muito surpresos, porque ele nunca teve muita afinidade com matemática. E os cálculos da programação são muito específicos, não é algo que se aprenda na escola. Ele aprendeu a ser programador sozinho", contou.

Ele já tem 36 obras voltadas para o público infantil e infanto juvenil. O primeiro livro foi publicado em 1997.

Em maio, a equipe responsável pela criação do jogo pretende administrar um curso de "Criação de Games" no município. Com três módulos, as aulas terão foco em roteiro, programação e criação de jogos pedagógicos.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: