sexta-feira, 12 de maio de 2017

Microsoft solta nota sobre ciberataque mundial: "providenciamos uma atualização de segurança".

Microsoft solta nota sobre ciberataque mundial: "providenciamos uma atualização de segurança".
Microsoft solta nota sobre ciberataque mundial: "providenciamos uma atualização de segurança".

O vírus explora uma brecha conhecida no sistema da Microsoft que está presente em todas as versões do Windows, visto que computadores que rodam o XP, que não tem mais suporte oficial, também foram afetados. Esse é o caso do sistema de saúde público do Reino Unido, por exemplo.

A questão é que essa vulnerabilidade foi corrigida em um patch de segurança de março desse ano. Ou seja, o problema está em computadores desatualizados. Mas, como há muitos sistemas que ainda rodam em versões antigas, já sem suporte, não havia muito o que fazer para evitar esse problema.

O software malicioso sequestra os dados do PC, criptografando-os e só liberando após o pagamento de um resgate.

A Microsoft soltou uma declaração oficial sobre o assunto. Basicamente, a companhia diz que tomou novas precauções contra o ransomware WannaCry, que, segundo informações da imprensa internacional, teria sido desenvolvido pela NSA.

"Hoje nossos engenheiros adicionaram detecção e proteção contra um novo software malicioso conhecido como Ransom:Win32.WannaCrypt. Em março, providenciamos uma atualização de segurança que fornece proteções adicionais contra esse ataque potencial.

Aqueles que estão rodando nosso antivírus gratuito e estão com o Windows Update ativado, estão protegidos. Estamos trabalhando com os consumidores para fornecer assistência adicional." - Microsoft.

Clique aqui para ver as versões e detalhes para corrigir a brecha.

Ou seja, quem tem o Windows atualizado, não precisa se preocupar. O problema é que o ransomware está aparentemente fazendo estrago em sistemas desatualizados que não estão ao alcance da Microsoft.

Essa defasagem na versão do sistema utilizada, em alguns casos, pode ser motivada por questões burocráticas – possivelmente o caso do sistema dos hospitais públicos ingleses.

De fato, o ideal é sempre deixar o PC atualizado. Mas aí está um caso para nos lembrar que essa não é uma questão tão simples assim. [ Fonte: Tudo Celular ]




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: