sábado, 13 de maio de 2017

Ataque global faz empresas e órgãos brasileiros desligarem sistemas bruscamente.

Ataque global faz empresas e órgãos brasileiros desligarem sistemas bruscamente.
Ataque global faz empresas e órgãos brasileiros desligarem sistemas bruscamente.
Como precaução aos ataques globais com o WannaCry ontem (12 de maio de 2017), empresas estão monitorando links e VPNs, desconectando computadores. O Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, pediu para que todos os PCs fossem desligados imediatamente após ser identificado um ataque. Por volta das 14h45, o site do tribunal estava fora do ar. Por meio de nota, o tribunal afirmou que “foram detectadas máquinas infectadas e, segundo o protocolo de segurança da tecnologia da informação do Judiciário paulista, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou por cautela o desligamento de todas as máquina do Estado de modo a evitar a propagação […] Em razão do ocorrido, os prazos processuais serão suspensos”

De acordo com a BandNews FM, funcionários da Vivo – que é controlada pelo grupo Telefónica – não trabalharam desde as às 9h de Sexta-feira (12).

O sistema do Itamaraty também foi afetado e assessoria de imprensa do governo disse à Folha de S. Paulo que a equipe de tecnologia estava tentando resolver o problema, mas que não havia previsão de retorno.

Sistemas de internet do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Ceará e em Brasília foram desligados após suspeita de invasão. A Petrobras também adotou medidas preventivas para “garantir a integridade da rede e seus dados”.

Veja empresas e órgãos públicos que tiraram sites ou sistemas do ar:

- Petrobras.
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil.
- Tribunais da Justiça de São Paulo, Sergipe, Roraima, Amapá, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia e Santa Catarina.
- Ministério Público de São Paulo.
- Itamaraty.
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: